São Paulo, quarta-feira, 20 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ranvaud co-produziu 'Alma' e 'Concubina'

DA REPORTAGEM LOCAL

O inglês Donald Ranvaud é um globe-trotter do cinema. Nos últimos anos participou da produção e distribuição de filmes feitos em países tão díspares como China, Brasil, Canadá, Itália, Mali, França e Alemanha.
Seu trabalho mais conhecido e bem-sucedido é o de co-produtor dos dois filmes mais recentes do chinês Chen Kaige, "A Vida sobre um Fio" e "Adeus Minha Concubina", este último premiado com a Palma de Ouro em Cannes no ano passado.
No Brasil, a mais recente produção de que Ranvaud participou foi "Alma Corsária", de Carlos Reichenbach, em cartaz em São Paulo e no Rio.
Ele agora tenta levar o filme a festivais internacionais. A primeira opção é Cannes. Se falhar, o filme irá a Pesaro, Toronto e outros eventos mais modestos.
Ranvaud tem uma forte e antiga relação com o país. "Fui concebido no Brasil, embora tenha nascido num posto militar americano na Itália", diz o produtor. "Tenho um irmão, Ronald, que mora até hoje em São Paulo."
No final dos anos 80, Ranvaud tentou associar-se a cineastas paulistas (entre eles Reichenbach e Guilherme de Almeida Prado) da Casa de Imagens, tentativa de cooperativa de produção que não foi adiante em função da recessão econômica.
Hoje Ranvaud está ligado a dois projetos brasileiros em andamento: "Tieta", de Cacá Diegues, baseado em Jorge Amado, e "O Testamento da Rainha Louca", de Neville d'Almeida, baseado num roteiro de Glauber Rocha.
O primeiro será filmado a partir de outubro na Bahia e o segundo, ainda sem início previsto, em Minas Gerais.
Em seguida, Ranvaud deverá se associar novamente a Carlos Reichenbach na realização do filme "As Mulheres e as Garças", que deverá contar no elenco com atores europeus e brasileiros. (José Geraldo Couto)

Texto Anterior: Ben Kingsley pode atuar em "Tieta"
Próximo Texto: Deus se instala onde permitimos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.