São Paulo, quinta-feira, 21 de abril de 1994
Próximo Texto | Índice

Aposta favorita; Oportunismo eleitoral; Rumo ao desamparo; Contra a corrente; Bode de vez; Garota da capa; Pisada na bola; O mundo gira; Invencionice; Apartidarismo; Estilo Globo; Chantagens; Prontuário; Balança comercial; Mudou de idéia; Quercista de carteirinha; Dança dos números; Visita à Folha; TIROTEIO

Aposta favorita
A análise de que o PMDB romperá com Itamar devido ao apoio do Planalto a FHC é considerada até pelos anti-quercistas. Líder do governo no Senado, Pedro Simon (PMDB-RS) acha isso "provável" se Quércia vencer a prévia.

Oportunismo eleitoral
Simon acha que, vencendo a prévia, Quércia pode levar o PMDB a romper com Itamar, mas não vê motivo para isto. "Como o governo pode ajudar a campanha de FHC se não tem nehuma obra para inaugurar até a eleição?"

Rumo ao desamparo
A ameaça de Itmar de afastar do governo quem não apoiar FHC foi recebida com ironia por Tarcísio Delgado (PMDB-MG). "Não creio na hipótese. Com quem ele governará? Se acontecer, terá que fechar metada das repartições."

Contra a corrente
O PSDB ainda tem esperanças de um acordo com o PDT. Só que, ao contrário dos outros partidos, o interesse é que Brizola saia candidato à Presidência. Explica-se: os tucanos acham que, se ele desistir,. muitos votos seus irão para Lula.

Bode de vez
Marco Maciel (PFL-PE), um dos cotados no PFL para assumir a vice de FHC, nega a intenção de disputar cargos eletivos neste ano. Aos que duvidam, propõe que se aposte um bode. Até agora, ninguém aceitou o desafio.

Garota da Capa
O PL-SP virou objeto de cobiça. Ontem o líder Valdemar Costa Neto ouviu o canto da sereia tucana. Hoje a direção recebe Barroz Munhoz (PMDB) e amanhã Maluf. Há ofertas de vagasd para o Senado, vice e até cabeça de chapa.

Pisada na bola
Provocado por Vivaldo Barbosa (PDT-RJ), que disse que o "povo é contra revisão, Reinhold Stephanes (PFL-PR) perguntou porque então o "povo" não elegeu mutos "contras". Vivaldo: "Porque o povo não sabe votar."

O mundo gira
Primeiro ex-guerrilheiro a receber a Ordem do Rio Branco, José Genoino (PT-SP) recebeu a comenda do ministro-chefe do Gabinete Militar, Fernando Cardoso. Para completar, o general ainda bateu continência para o petista.

Invencionice
Não passa de grosseira invencionice a "informação" publicada pelo jornal carioca "O Globo" de que em reunião do Conselho Editorial a Folha teria decidido apoiar Lula na eleição.

Apartidarismo
É fato conhecido que a Folha mantém uma consistente e tradicional política de apartidarismo que lhe tem valido o desagrado de todos os candidatos em todas as eleições.

Estilo Globo
Já "O Globo" também observa uma consistente e tradicionalíssima política editorial: bajula todo e qualquer governo e manipula informações de acordo com os interesses econômicos do "chefão" Roberto Marinho.

Chantagens
Quando o governo não se submete às chantagens e pressões "O Globo" vai para a "oposição" – como ocorreu em relação a Brizola.

Prontuário
É apenas cômico que um jornal com tamanho prontuário de desserviços prestados ao país e ao jornalismo se arrisque a falar da Folha e tentar envolvê-la em suas jogadas.

Balança comercial
O secretário de Comércio dos EUA, Ron Brown, vem ao Brasil em maio com parlamentares e empresários americanos. A missão é fruto da decisão de clinton de ajudar os exportadores americanos.

Mudou de idéia
Em reunião sobre o perdão da dívida dos agricultores com o BB, Ricupero pediu solução rápida. Winston Fritsch prometeu-a para após o feriado. E o ministro: "Mas por que só depois?" Fritsch varou a noite estudando a questão.

Quercista de carteirinha
Prefeito de Pelotas, Irajá Rodrigues rebate críticas de Britto e Simon e Quércia sobre as importações irregulares de Israel. "Eles queriam Fleury de presidenciável, e foi ele que assinou o contrato."

Dança dos números
Pesquisa Ibope para presidente: Lula tem 34%; FHC, 17%; Brizola, 9%; Quércia, 6%; Esperidião Amin, %, Flávio Rocha, 2%.

Visita à Folha
O senador José Sarney (PMDB-AP), ex-presidente da República, visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado do assessor de Joaquim Campelo.

TIROTEIO
Do virtual candidato do PPR à Presidência, Esperidião Amim (SC), sobre a candidatura Lula:
– Os principais defeitos do PT são: intolerâcia, intransigência, corporativismo e despreparo de algumas de suas lideranças.

Próximo Texto: O bêbado e o equilibrista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.