São Paulo, quinta-feira, 21 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ex-guerrilheiro é condecorado no DF

Genoino recebe Ordem de Rio Branco

CYNARA MENEZES
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Ex-guerrilheiro no Araguaia, o deputado José Genoino (PT-SP) não conseguiu esconder ontem a satisfação e a surpresa por ser agraciado com a Ordem de Rio Branco em solenidade no Itamaraty.
Genoino recebeu a segunda comenda mais importante, de Grande Oficial, "pela atuação como parlamentar", segundo o comunicado do próprio Ministério das Relações Exteriores.
Pela primeira vez um político do PT foi agraciado com a Ordem."É sinal de que o Brasil mudou muito, todos nós mudamos", disse Genoino, enquanto recebia cumprimentos de militares condecorados.
Também receberam a comenda outros dez deputados federais, quatro senadores receberam e 11 ministros.
Além dos políticos, foram agraciados personalidades como a jogadora de basquete Hortência Marcari, o humorista Renato Aragão, o sociólogo Herbert de Sousa, o Betinho, e a cineasta Tizuka Yamazaki.
A Ordem de Rio Branco foi criada em 1963 para homenagear pessoas físicas ou jurídicas, nacionais e estrangeiras, "pelos serviços ou méritos excepcionais".
O regulamento não especifica exatamente os critérios. As propostas de admissão e promoção são privativas dos membros do Conselho da Ordem.
O Conselho é formado pelo presidente da República, pelo ministro das Relações Exteriores, seu secretário-geral e o chefe do cerimonial, e pelos chefes da Casa Civil e Militar.
As nomeações são feitas por decreto presidencial.

Texto Anterior: Morre em Madri Luis Carta, diretor da "Vogue" espanhola
Próximo Texto: Quércia quer que PMDB deixe o governo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.