São Paulo, quinta-feira, 21 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PSDB e PFL querem convenções no mesmo dia para formalizar aliança

TALES FARIA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

PSDB e PFL querem convenções nomesmo dia para formalizar aliança
As direções nacionais do PSDB e do PFL vão tentar marcar para o mesmo dia suas convenções partidárias a fim de oficializar a aliança para a sucessão presidencial.
O virtual candidato do PSDB à Presidência, senador Fernando Henrique Cardoso, comunicou ontem à bancada tucana da Bahia que pretende anunciar formalmente a aliança com o PFL, o PTB e o PP "nos próximos dez dias".
Segundo o líder do PFL no Senado, Marco Maciel (PE), a proposta de fazer as convenções no mesmo dia foi discutida anteontem entre o presidente do PFL, Jorge Bornhausen, e o vice-presidente do PSDB, Pimenta da Veiga.
Bornhausen e Pimenta acreditam que as convenções do PFL e do PSDB –como as do PTB e do PP, que também pretendem incluir na coligação– poderão se realizar nos dias 20 e 21 de maio.
Mas a data ainda não está fechada. O PFL tinha convenção marcada para os dias 14 e 15. Nesse caso, caberia ao PSDB antecipar para esta data a sua convenção.
"A idéia de fazer na mesma data as convenções é para dar uma dimensão maior à candidatura de FHC, englobando todos os partidos envolvidos", disse Maciel.
Na semana que vem, segundo Maciel, o PFL conclui sua proposta para o programa conjunto de governo. Eles pretendem entregar a proposta a FHC antes do anúncio oficial da coligação.
"Aí ainda falta discutir essa coisa de ritual", afirma Maciel. O "ritual" inclui o anúncio do vice na chapa de FHC. O PFL quer a vaga para seu líder na Câmara, Luís Eduardo Magalhães (BA).
Por conta da aliança com o PFL, FHC levou quatro horas de reunião com a bancada tucana da Bahia, entre a noite de anteontem e a madrugada de ontem, a fim de evitar que levem para a convenção nacional a proposta de veto à coligação.
Para conseguir seu objetivo, FHC disse aos tucanos da Bahia que a direção nacional do partido aceitará, em contrapartida, que o diretório baiano apóie a candidatura de Lula para presidente.

Texto Anterior: Bispos se dividem sobre o celibato
Próximo Texto: PFL quer incluir suas propostas no programa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.