São Paulo, quinta-feira, 21 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ministro do PFL defende aliança com PSDB

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro Élcio Álvares (Indústria e Comércio), único representante do PFL no governo, defendeu ontem a aliança entre PSDB e PFL em torno da candidatura de Fernando Henrique Cardoso à presidência.
Segundo Élcio Álvares, a permanência do PMDB no governo ficará difícil, caso o partido confirme a candidatura do ex-governador de São Paulo Orestes Quércia e faça oposição ao governo Itamar.
Definido o quadro sucessório, "o presidente Itamar terá de administrar estes problemas", previu o ministro da Indústria e Comércio.
Élcio Álvares disse considerar o problema eleitoral "mais importante que qualquer entendimento sobre revisão".
O ministro Synval Guazzelli (Agricultura) mostrou-se surpreso com a possibilidade de demissão dos ministros que não apoiarem a candidatura de FHC.
Como um dos três ministros do PMDB, Guazzelli disse que foi indicado pelo partido e acatará qualquer decisão.
O ministro da Agricultura é ligado a setores do PMDB gaúcho, como o senador Pedro Simon e o ex-ministro da Previdência Antônio Britto.
Conforme informou a Folha, Itamar deve dar apoio irrestrito a FHC assim que o PSDB oficializar a candidatura do ex-ministro, nos dias 21 e 22 de maio.
Para o grupo palaciano, que articula a aliança entre PSDB e PFL, a tomada de posição de Itamar tornará incompatível a coexistência no governo de ministros que apóiem outras candidaturas.
Para Élcio Álvares, a aliança entre PSDB e PFL "é fundamental". Ele disse que Fernando Henrique "tem grande estima pelo governador Antônio Carlos Magalhães (Bahia)".
O ministro Henrique Hargreaves (Casa Civil) confirmou que o presidente Itamar Franco vai excluir do governo quem não o apóia. "Aqueles que não apóiam o governo terão de sair". Mas negou que Itamar esteja relacionando este apoio à candidatura de FHC.

Texto Anterior: Para Dias, Itamar queria lotear cargos
Próximo Texto: Concursos públicos estão liberados, diz TSE
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.