São Paulo, quinta-feira, 21 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo propõe parceria com setor privado para criar usinas

SILVANA DE FREITAS

O ministro Alexis Stepanenko (Minas e Energia) disse que vai assinar até segunda-feira uma portaria que modifica o sistema de transmissão de energia elétrica, para aumentar a competitividade.
Pelo novo sistema, o governo vai estimular parcerias com empresas privadas na criação de usinas hidrelétricas por grandes consumidoras.
Ele exemplificou com a usina que a Fiat vai construir, com o governo, no rio Grande (divisa de Minas Gerais com Goiás).
Segundo Stepanenko, "não houve recuo" na proposta original de privatização do setor elétrico e que o projeto de parceria com o setor privado é antigo.
O ministro disse que o novo sistema vai propiciar a competição entre as fornecedoras estaduais de energia elétrica. Os consumidores poderão comprar a energia de fornecedores de outros Estados. As tarifas são diferenciadas.
Alexis Stepanenko disse que o governo busca parceria porque ninguém vende hidrelétricas já amortizadas. Segundo ele, o governo também está interessado em incluir 18 usinas e aumentar a produção e o consumo de gás natural.
Estas mudanças no sistema de transmissão de energia não exigirão obras na rede elétrica, segundo Stepanenko.

Texto Anterior: Justiça obriga Votorantim a divulgar fim da "venda casada"
Próximo Texto: PM vai prender oficial que apurava o bicho
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.