São Paulo, quinta-feira, 21 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cai produção da pequena indústria no 1º trimestre

DA REPORTAGEM LOCAL

Cai produçãoda pequena indústria no1º trimestre
As pequenas e médias indústrias brasileiras produziram menos no primeiro trimestre de 94 em comparação com o último trimestre do ano passado.
Essa é a conclusão da "Sondagem Empresarial da Pequena e Média Indústria", realizada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria).
Participaram do levantamento 631 empresas de 14 Estados. A redução de produção ocorreu em 42,42% das pequenas e médias empresas pesquisadas.
A pesquisa da CNI classifica as empresas pelo número de empregados. São consideradas de pequeno porte as indústrias com menos de cem empregados. Indústrias com mais de cem funcionários e menos de 500 são classificadas como de porte médio.
Além de reduzirem a produção, as pequenas e médias indústrias também registraram queda de faturamento e vendas no primeiro trimestre do ano em relação aos últimos três meses de 93.
As vendas sofreram queda em 46,5% das indústrias no mesmo período. Em apenas 25% das empresas elas foram superiores às realizadas no final de 93.
A redução das vendas se refletiu na receita das pequenas e médias indústrias. A sondagem da CNI indica que 63,7% das indústrias registraram faturamento menor no período.
A capacidade ociosa das indústrias aumentou no primeiro trimestre do ano. O levantamento mostra que em 41,8% das empresas o nível de capacidade instalada utilizada ficou entre 51% e 70%.
No quarto trimestre de 93, 43,9% das indústrias declararam estar utilizando mais de 70% de sua capacidade de produção.
As pequenas e médias indústrias participantes da sondagem apontaram a elevada carga tributária, as taxas de juros elevadas e a redução das margens de lucro como os principais problemas enfrentados durante o primeiro trimestre.
A maior parte das empresas (51,6%) se declarou otimista em relação às perspectivas para o segundo trimestre. Apenas 3,34% das indústrias acreditam que os negócios vão piorar nos próximos meses.

Texto Anterior: Donativo a entidade religiosa não é dedutível
Próximo Texto: O que tira o sono do governo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.