São Paulo, quinta-feira, 21 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONHEÇA OS GÊNEROS CABO-VERDIANOS

Morna
Canção triste, em ritmo lento, aparentada do fado e do samba-canção. O acompanhamento é feito por violino, violão e cavaquinho. Praticada em todas as ilhas, cada uma com um tipo de dialeto crioulo.
Coladeira
Música agitada em ritmo dançante, com temas satíricos, lembrando a lambada paraense, a rumba e o mambo . Os instrumentos são bateria, percussão e guitarras. Originária da ilha de São Vicente.
Mazurca
Também chamada de contradança, é uma composição puramente instrumental, para acompanhar bailes. Tocada sempre com violino e violão. Mais praticada na ilha de Santo Antão, é de influência francesa.
Funaná
Música acelerada que remete ao ritmo do zouk da Martinica. Surgiu na ilha de São Tiago no século 18, foi o som da resistência até 1975. Tocado com instrumentos elétricos e com percussão pesada e variada.
Batuco
Dança semelhante ao batuque brasileiro, executada sempre com percussão variada. É de origem africana contintenal. Praticado em todas as ilhas, principalmente em festas populares
Tabanka
Composição que integra uma dança dramática, com ritmos variados. Executada em búzios, que são soprados durante o Carnaval. Dança-se em fila, como a conga caribenha. A tabanka também percorre as ruas em dias de santos

Texto Anterior: Cantora cabo-verdiana dispensa luxo
Próximo Texto: Manzanera amplia 'latinidad' dos Paralamas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.