São Paulo, quinta-feira, 21 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ausência do premiê de Cingapura retarda decisão sobre chibatadas

DE WASHINGTON

Ausência do premiê de Cingapuraretarda decisão sobre chibatadas
Por causa da ausência do país do primeiro-ministro de Cingapura, Goh Chok Tong, o presidente Ong Teng Cheong adiou por alguns dias sua decisão de dar ou não clemência ao cidadão americano Michael Fay.
Fay, 18, foi condenado a levar seis chibatadas de uma vara de bambu nas nádegas por ter pichado carros nas ruas de Cingapura.
A punição é comum no país. Mas a condenação de Fay provocou crise diplomática entre Estados Unidos e Cingapura.
O presidente Bill Clinton fez diversos apelos públicos a seu colega Cheong para que ele perdoe Fay. O secretário de Estado, Warren Cristopher, disse que a aplicação da pena pode prejudicar o turismo em Cingapura.
Mas a opinião pública dos EUA está a favor da punição. Pesquisas de opinião mostram folgadas maiorias favoráveis à adoção desse tipo de pena nos EUA e à sua aplicação no caso de Fay.
Além das chibatadas, Fay foi condenado a seis meses de prisão, que está cumprindo, e a pagar multa de U$ 2.200, o que já fez.
Ele mora em Cingapura com a mãe e o pai adotivo desde 1992. O pai, que vive em Ohio, meio-oeste dos EUA, se ofereceu ao governo de Cingapura para receber as chibatadas no lugar do filho.
Analistas políticos de Cingapura acham improvável que o presidente Cheong anistie o rapaz.
O mais influente político do país, o ex-premiê Lee Kuan Yew, fez vigorosa defesa da pena: "Quem acha que a punição é bárbara, que não traga filhos adolescentes para cá."(CELS)

Texto Anterior: Emergência por drogas cresce 9% nos EUA
Próximo Texto: Japão adia a escolha do primeiro-ministro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.