São Paulo, quinta-feira, 21 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Teatro de 1770 foio primeiro do país

Cidade esconde roteiro curioso

ALCINO LEITE NETO
DO ENVIADO ESPECIAL

Um roteiro essencial de Ouro Preto, aquele que se faz em um só dia, costuma dispensar alguns pontos curiosos da cidade.
O turista às pressas deixa para "a próxima" a sua visita ao Teatro Municipal, à mina do Chico-Rei e até ao Museu das Reduções. Coitado dele.
O Teatro Municipal (antiga Casa da Ópera de Vila Rica) foi inaugurada em 1770. Estudiosos asseguram que é o primeiro do Brasil. Outros batem o pé: é pioneiro na América Latina.
Na Mina do Chico-Rei, a história deixa de ser contemplação e vira aventura. O turista penetra nos meandros mal iluminados de uma mina que corre todo o subsolo de Ouro Preto.
O Museu das Reduções foi criado por quatro irmãos, os Vilhena, e reúne réplicas em miniaturas de alguns dos principais monumentos do país.
Para tanto trabalho, em tão pequeno arranjo, as irmãs Evangelina e Sylvia, aposentadas, além dos óculos às vezes precisam de poderosas lupas.
Hoje, o Museu das Reduções abriga também uma escola de artesanato para crianças, patrocinada pela entidade alemã Lateinamerika-Zentrum.(ALN)
ONDE FICAM - Teatro Municipal, à r. Brigadeiro Mosqueira (aberto das 13h às 17h30); Mina do Chico Rei, r. Dr. Silvério, 108 (das 8h às 17h); Museu das Reduções, km 69 de Ouro Preto a Belo Horizonte (das 8h às 18h, de quarta a segunda).

Texto Anterior: Serra não é mais pano de fundo das igrejas
Próximo Texto: Roteiro completo tem 1.669 quilômetros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.