São Paulo, sexta-feira, 22 de abril de 1994
Próximo Texto | Índice

Em todas as pontas; Jogo de fato; Cizânia quercista; Descarte; Dedicatória bruta; Esforço inútil; Melhores plagas; Pressão condecorada; Denúncia vazia; Nostalgia; Arma de guerra; Sementes da discórdia; A lista de Brown; Alvos; Novo bunker; Ameaça do chefe; Na sobra; TIROTEIO

Em todas as pontas
Para seus adversários, Sarney faz jogo triplo na sucessão. Prefeitos seus dão boas-vindas a Lula no Maranhão. Ele promete apoio a FHC e, enquanto encena um conflito com Quércia, mantém abertos os canais com o ex-governador.

Jogo de fato
Tucanos, quercistas e petistas têm a mesma avaliação sobre a real intenção de Sarney: eleger a filha Roseana governadora do Maranhão e se cacifar na prévia do PMDB para negociar apoio ao futuro presidente –seja quem for.

Cizânia quercista
De um fleuryzista, sobre o prefeito de Pelotas, Irajá Rodrigues, que, ao tentar defender Quércia no caso das importações irregulares, atacou Fleury: "Se Quércia pensa que vai longe com aliados assim, não chegará a lugar nenhum."

Descarte
Jackson Pereira (PSDB-CE) faz campanha para Benito Gama (PFL-BA) ser vice de FHC. A cúpula do PFL avisa que a hipótese é improvável. "Para isto ocorrer, as outras opções terão que ser muito bem queimadas", diz um cacique.

Dedicatória bruta
Tuga Angerami (PSDB-SP) encaminhou à Executiva do PSDB o livro com a íntegra do código comercial. Irritado com a perspectiva de aliança com o PFL, diz que a brochura deve "oferecer a base legal para as tratativas em curso."

Esforço inútil
Maurício Calixto (PFL-RO), que se especilizou em falar mal de FHC da tribuna da Câmara, lamenta ter que mudar de tema diante da aliança dos tucanos com o PFL. Vai encaixotar 50 discursos.

Melhores plagas
Seis ministros convidados para receber a Ordem do Mérito de Brasília, no aniversário da cidade, não apareceram. Três –Ricupero, Djalma Moraes e Dupeyrat– preferiram ir a Minas, já que o governo é mais mineiro que brasiliense.

Pressão condecorada
O embaixador José Aparecido incluiu a política portuguesa Edite Estrela entre os condecorados ontem em Brasília. Foi o pano de fundo para que ela apelasse ao Congresso pela ratificação do acordo ortográfico com Portugal.

Denúncia vazia
A Procuradoria da República não atuará no caso da lista dos bicheiros. Aristides Junqueira achou a denúncia frágil e a possibilidade de crime eleitoral prejudicada pelo tempo decorrido. A bola continuará com o procurador Biscaia.

Nostalgia
FHC fará uma viagem no tempo no dia 2 de maio. Mesmo que por apenas alguns minutos. Dará conferência na USP em comemoração aos 25 anos do Cebrap. Tema: "Desafios teóricos dos anos 70".

Arma de guerra
Esperidião Amin (PPR-SC), provável candidato de seu partido à sucessão de Itamar, já exibe na parede de seu gabinete no Senado um amuleto de campanha. Um anzol especial, com várias pontas. Próprio para fisgar lulas.

Sementes da discórdia
José Graziano, assessor de Lula, diz que fixar em 200 mil famílias a meta de assentamentos rurais no primeiro ano de um eventual governo é "uma irresponsabilidade". Tromba com o grupo do partido que defende o número.

A lista de Brown
A visita ao Brasil do secretário de Comércio dos EUA, Ron Brown, no final de maio, está apoiada num estudo que coloca o país entre os dez grandes mercados emergentes do mundo.

Alvos
Na visita oficial que fará a Brasília e São Paulo, em maio, o secretário de Comércio dos EUA, Ron Brown, vai priorizar quatro áreas de negócios: telecomumnicações, energia, tecnologia ambiental e treinamento de mão-de-obra.

Novo bunker
Para fortalecer a abertura do mercado para os exportadores americanos, o secretário de Comércio dos EUA, Ron Brown, vai inaugurar em sua visita a São Paulo o novo Centro de Comércio daquele país, na região dos Jardins.

Ameaça do chefe
O ministro da Agricultura, Sinval Guazelli, retoma hoje as negociações para encontrar uma solução para a dívida dos agricultores. Pretende entrar em acordo com a Fazenda até segunda. Se não der, Itamar promete arbitrar a questão.

Na sobra
Se a vaga de vice de Barros Munhoz, pré-candidato do PMDB ao governo paulista, não for destinada a outro partido coligado, os quercistas pressionarão pelo nome de Alda Marcoantonio.

TIROTEIO
Do deputado Jutahy Jr. (PSDB-BA), ironizando o desejo revelado por FHC de votar nele para governador da Bahia:
– O nosso problema é exatamente este. Ele gostaria de votar em mim mas, aliado ao PFL, vai votar em Paulo Souto. E eu, que gostaria de votar nele, por desprezar o PFL, vou votar em Lula.

Próximo Texto: Numa boa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.