São Paulo, sexta-feira, 22 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Equipe acha 3 planetas fora do Sistema Solar

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Cientistas divulgaram ontem provas da existência dos primeiros três planetas descobertos fora do Sistema Solar.
"As condições são hostis. Seres vivos lá teriam de vestir algum tipo de armadura de chumbo", disse Wolzsczan, que é chefe da equipe que descobriu os planetas.
A descoberta de dois planetas, aproximadamente do tamanho da Terra, já havia sido divulgada em 1991. Agora foi revelado o terceiro, que tem o tamanho da Lua.
Na edição de hoje da revista "Science", o astrônomo diz como descobriu os astros com o Telescópio de Arecibo, em Porto Rico.
Durante três anos, Wolszczan acompanhou uma estrela da constelação de Virgem chamada de pulsar B1257+12.
Pulsares, também chamados de estrelas de nêutrons, são estrelas na sua fase final de vida, reduzidas a um núcleo compacto de matéria.
O pulsar observado pelo astrônomo gira milhares de vezes mais rápido que o Sol, emitindo ondas de rádio 160 vezes por segundo.
"É como um relógio superpreciso", disse Wolszczan.
Ele começou a suspeitar da existência dos planetas ao ver que o sinal de rádio emitido pelo pulsar sofria interferências regulares.
"Ele variava um pouco em resposta à atração gravitacional dos planetas", disse o astrônomo.
As medidas dessas variações sistemáticas confirmaram os três planetas orbitando o pulsar.
Segundo Wolszczan, eles podem ter se formado a partir de fragmentos de uma estrela que normalmente acompanha pulsares, chamada de estrela companheira.
O pulsar observado é um dos cinco, entre os 570 pulsares conhecidos, que não têm estrela companheira.

Texto Anterior: Nome de Ivo Noal está na lista
Próximo Texto: Socorro rápido evita mortes por acidente; Arqueólogos acham cadáver de 2.000 anos; Pesquisa reitera teoria de que HIV causa Aids
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.