São Paulo, sexta-feira, 22 de abril de 1994
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Equipamento diminui traumas

DA REPORTAGEM LOCAL

Cerca de 41% dos acidentes nas cidades acontecem nos 15 minutos iniciais dos trajetos.
Além de salvar vidas, o cinto diminui os traumatismos, impedindo que a pessoa seja jogada contra o painel do veículo.
Um equipamento de segurança dos carros, o vidro laminado, pode ter efeito inverso e aumentar o perigo se for usado sem cinto. Ele não estilhaça, o que evita cortes superficiais. Mas quebra em lascas se uma pessoa se chocar contra ele.
Pesquisa feita no Japão em 1985 constatou que de 3.221 motoristas mortos, 93% estavam sem cinto de segurança. Deles, 64% poderiam ser salvos se estivessem com cinto.
"Evidentemente que se a pessoa bater a 100 km/h sem frear não há cinto que salve", diz José Roberto Dias, coordenador nacional do programa 'Pare'.
Ele discorda de que o cinto possa impedir um acidentado de sair de um carro que caiu na água ou pegou fogo. "O cinto se solta em dois segundos. E é melhor que a pessoa não esteja ferida para sair."

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