São Paulo, sexta-feira, 22 de abril de 1994
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IBM anuncia lucro e puxa alta de ações

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

IBM tem lucro de US$ 392 mi no trimestre
Faturamento da empresa em todo o mundo atinge US$ 13,4 bilhões; índice da Bolsa de Nova York sobe 53 pontos
A IBM, maior fabricante mundial de computadores, teve lucro de US$ 392 milhões no primeiro trimestre do ano.
O faturamento da empresa, em todo o mundo, cresceu 2% no período e atingiu US$ 13,4 bilhões.
O presidente da IBM, Louis Gerstner, disse em Nova York, ao divulgar os números da empresa, que "os resultados de um trimestre não garantem o êxito no longo prazo".
Gerstner disse que a IBM "melhorou em muitas áreas, mas ainda tem um longo caminho a percorrer".
Os resultados obtidos no trimestre pela empresa chegaram a surpreender o mercado, porque ela vinha registrando perdas sucessivas nos últimos anos.
No primeiro trimestre do ano passado, a IBM perdeu US$ 399 milhões. O lucro obtido pela IBM no primeiro trimestre deste ano é maior que o lucro líquido do Bradesco, maior banco privado brasileiro, em todo o ano de 93, que chegou a US$ 369 milhões.
Em Wall Street, a surpresa provocada pelo desempenho da IBM foi tão grande que a abertura do pregão teve que ser adiada pelo excesso de ordens de compra de ações da empresa.
Após três pregões consecutivas de baixa, o índice Dow Jones subiu 53,83 pontos durante o dia e fechou a 3,652.54, com grande valorização das "blue chips", as ações mais negociadas.
Reestruturação
Gerstner assumiu a direção da IBM há um ano com a missão de reestruturar a empresa. Ela estava perdendo dinheiro com os seus computadores de grande porte e precisou investir mais em computadores menores e em serviços.
Os resultados da IBM no primeiro trimestre incluem um lucro líquido de US$ 248 milhões provocado pela venda da Federal Systems Company.
Apenas nos EUA, o faturamento da IBM no primeiro trimestre foi de US$ 5,3 bilhões, 6% superior ao resultado obtido no mesmo período do ano passado, já deduzidos os resultados alcançados pela Federal Systems em 93.
O faturamento obtido na Europa foi de US$ 4,7 bilhões, 3% acima do verificado no ano anterior. Na Ásia, o faturamento registrou alta de 13% e ficou em US$ 2,3 bilhões. O faturamento na América Latina teve o maior crescimento: 14%, atingindo a marca de US$ 600 milhões.

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