São Paulo, sexta-feira, 22 de abril de 1994
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Consumidor sente falta de marcas

DA REPORTAGEM LOCAL

Consumidores reclamam da falta de suas marcas preferidas
Produtos chamados alternativos não conseguem atrair os compradores
A fila nos caixas e o atendimento descuidado perderam os primeiros lugares entre as queixas mais frequentes nos supermercados.
Os consumidores agora procuram os gerentes para reclamar que não encontram suas marcas preferidas.
Na rede Pão de Açúcar, um cartaz afixado na entrada avisa aos compradores que eles podem não encontrar alguns produtos. Mas a iniciativa parece não diminuir a irritação.
"Fico furiosa quando não encontro as marcas que uso. Já percorri três supermercados da região em busca de produtos que sumiram", diz a dona-de-casa Marly Alves Souza.
Marly faz compras nos supermercados Pão de Açúcar e Sé da Praça Panamericana (zona oeste de São Paulo) e procurava, na última terça-feira, sabão Omo, leite longa vida Parmalat e ração Frolic.
A atriz e microempresária do setor de lingerie Genilda Lacerda de Albuquerque reclama que apesar da falta de produtos os preços não caíram.
Com ela concorda o publicitário Mario de Souza Vergueiro. Frequentador do Pão de Açúcar da av. Angélica, na região central, Vergueiro diz que costuma comparar os preços.
"As diferenças são espantosas e isso já ocorria antes da conversão dos valores para a URV", afirma.
O casal Wolfgang e Frida Walder ficaram na dúvida sobre que marca de sabão levar no lugar de Omo e Quanto.
Eles estavam anteontem no Pão de Açúcar da rua das Palmeiras (centro) e tinham duas opções: o Biju, da Arisco, e o Klip, da Blue Chemical.
Optaram pelo primeiro. "Pelo menos é de um fabricante conhecido", afirma Wolfgang.
Já a técnica em computação Maria Ester Paes comemorava no supermercado Sé da Praça Panamericana uma aquisição preciosa.
"Comprei uma oferta com cinco caixas de Omo por CR$ 9.900,00. Agora pode faltar."
A mesma "sorte" não teve a juíza Jandira Prata. Moradora da zona sul da cidade, ela percorreu sem sucesso três supermercados atrás do sabão líder.
Maria de Lourdes Toledo queria macarrão Adria, mas não o encontrou.
Sua vizinha de gôndola, Vânia Teixeira, diz que desistiu de correr atrás das marcas principais.
"Estou experimentando todas as novas e fico com a que mais me agradar", diz.
Vânia assistiu pela televisão o comercial estrelado por Abilio Diniz, vice-presidente executivo do grupo Pão de Açúcar.
Diniz pede no pronunciamento que os consumidores prestigiem produtos com marcas alternativas.
"É muito ruim ter que optar pelo produto que você não conhece. Já joguei muito dinheiro fora querendo economizar", protesta a secretária Ilza Horta, frequentadora do Eldorado da rua Pamplona (zona sul).

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