São Paulo, sexta-feira, 22 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Americanos lutam hoje pelo título dos pesados

WILSON BALDINI JR.
DA REPORTAGEM LOCAL

O norte-americano Evander Holyfield coloca o título mundial dos pesos-pesados (acima de 86,183 quilos), versão Associação Mundial (AMB) e Federação Internacional (FIB), hoje, contra o seu compatriota Michael Moorer.
A luta acontece no Hotel Caesars Palace, em Las Vegas, e será a primeira de Holyfield, após reconquistar o título, em novembro passado, contra Riddick Bowe.
Pela primeira vez na história do boxe moderno –após 1892, quando passou-se a utilizar luvas–, dois lutadores –originariamente– não pesos-pesados lutam em disputa do título mundial da principal categoria deste esporte.
A presença de um ex-meio-pesado (Moorer) e um ex-cruzador (Holyfield) é explicada de duas formas pelos críticos.
"Passamos por uma entressafra. Depois de Tyson, não tivemos um pesado que unisse força e técnica", disse Nigel Collins, da revista norte-americana "The Ring".
Outra explicação podem ser os prêmios oferecidos aos lutadores desta categoria. "Lutaria contra qualquer peso-pesado por US$ 10 milhões", afirmou o mexicano Júlio César Chavez, que recentemente perdeu o título dos meio-médios ligeiros (até 63,503 quilos).
A expectativa dos aficionados é de uma luta equilibrada. "Moorer é o maior soco da atualidade. É uma grande vantagem", afirmou Emanuel Steward, ex-treinador dos dois pugilistas.
"Holyfield possui mais técnica e movimentação de pernas", disse Lou Duva, que também foi técnico dos lutadores. "Não sei quem vencerá. A única certeza é que será por nocaute", concluiu.
Os lutadores não gostam de terem seus estilos comparados. "Tivemos os mesmos técnicos e começamos a lutar em categorias menores. Mas, pára por aí", afirmou o campeão.
"Temos uma grande diferença. Minha pegada é de peso-pesado. Ele continua sem força para ser campeão", desafiou Moorer.

NA TV
Globo, ao vivo, às 0h50.

Texto Anterior: NBA confirma jogos no exterior
Próximo Texto: Campeão sonha com Tyson
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.