São Paulo, sexta-feira, 22 de abril de 1994
Texto Anterior | Índice

Foodies têm festa marcada para setembro

NINA HORTA
ESPECIAL PARA A FOLHA

Meninos e meninas, foodies do Brasil e do mundo, alegria, alegria. Podem começar a pesquisar em suas gavetas, fazer anotações do mundo de livros, arrumar a mala para uma grande viagem. O mais importante acontecimento do mundo da comida está com inscrições abertas. É o Simpósio de Oxford, que acontecerá em setembro.
Já decepcionados, os foodies dirão: "Mas que fixação tem essa mulher com as coisas de longe? Por que não fala de um simpósio mais perto, em Jundiaí, por exemplo?"
Não falo de um simpósio em Jundiaí porque lá não tem simpósio, só por isso. Oxford também não tinha um que falasse de comida e cozinha. A partir de 1978, Alan Davidson, ex-embaixador da Inglaterra no Vietnã, grande especialista em peixes, conseguiu um lugar ao sol na universidade e levou adiante o projeto de tratar destes assuntos academicamente.
Importante. O objetivo maior do projeto é fazer com que a universidade preencha uma de suas mais antigas funções. Refletir sobre as atividades diárias.
Davidson, o grande instigador de tudo, é um sujeito brilhante. Tem 60 e poucos anos de inglesice totalmente excêntrica, escreve como ninguém, com um senso de humor finíssimo, um conhecimento profundo de livros de comida, uma honestidade desconcertante em relação a tudo e a todos. É dono de uma editora que atualmente só publica uma revista mensal, mas que até há poucos meses ressuscitava obras importantes e livros de pouco ou nenhum valor comercial.
Com toda a credibilidade de seu inspirador, o simpósio de Oxford foi de vento em popa. Os temas anuais variam enormemente. Neste ano, como sempre, a reunião será no Saint Antony's College, nos dias 10 e 11 de setembro.
O assunto deste ano será "Desaparecendo Hoje - Extinto Amanhã". Comidas e pratos em vias de extinção. Querem chamar a atenção para alimentos e pratos que, por um motivo ou outro, estejam desaparecendo.
Qualquer pessoa que queira comparecer só para assistir ou para apresentar um "paper" é bem-vinda, mas deve se inscrever. Para que o foodie-leitor tenha uma idéia do teor das discussões, vou escolher o tema de um ano, ao léu.
Ano de 1988. Tema: A Panela. Um dos trabalhos apresentados: "Minha panela favorita". Um pequeno ensaio sobre a beleza da forma e a promessa fragrante de uma panela de barro com tampa.
Outro trabalho apresentado: "A panela ideal". Propriedades dos materiais usados para o cozimento de alimentos. Propriedades estruturais, densidade, condutibilidade de calor, capacidade térmica, coeficiente de expansão térmica.
Mais um dos trabalhos: "Primeiro, pegue seu homem". Um ensaio leve sobre canibalismo que começa com uma receita ditada por um chefe africano, de como cortar, cozinhar e comer alguém de sua própria espécie.
Bem, já podem fazer uma idéia da parte acadêmica e excêntrica do simpósio. Resta a comilança em que cada um leva seu prato predileto, coisa bem de escoteiro inglês. Só que os pratos são levados pelos maiores "chefs" e escritores e editores, hoteleiros, jornalistas, livreiros, cineastas, radialistas. E mais. Publicitários, acadêmicos e desocupados do mundo inteiro, o que faz uma pequena diferença.
Já pensaram em berinjelas recheadas feitas por Claudia Roden, com receita secreta, não incluída entre seus livros sobre o Oriente Médio? Um peixe estranho, cozido pelo próprio Alan Davidson?
Estão todos convidados para a festança de setembro. O endereço para inscrição é: Harlan Walker, 294 Hagley Road, Birmingham B17 8DJ, England. (Fax e telefone: 00 44 21-4291779).

Texto Anterior: Barbaridade 1; Barbaridade 2; Em tempo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.