São Paulo, sexta-feira, 22 de abril de 1994
Próximo Texto | Índice

Nixon entra em coma profundo

FERNANDO CANZIAN
DE NOVA YORK

O ex-presidente dos EUA, Richard Nixon, 81, entrou em coma profundo ontem, três dias depois de ter sofrido um derrame cerebral em sua casa em Nova Jersey.
"A condição de saúde do presidente Richard M. Nixon deteriorou-se e ele entrou agora em um estado de coma profundo", informaram os médicos.
O boletim médico foi divulgado no meio da tarde de ontem pelo New York Hospital-Cornell Medical Center.
Nixon continua internado na UTI (unidade de tratamento intensivo) do hospital.
O boletim informou também que suas duas filhas, Julie Eisenhower e Tricia Cox, permaneciam ao lado da cama do ex-presidente na tarde de ontem.
Antes de o estado clínico de Nixon ter se agravado, o seu cérebro havia começado a inchar anteontem em consequência do derrame.
O inchaço, causado pela deterioração de tecidos ao redor da área afetada pelo derrame, estaria pressionando outras partes do cérebro do ex-presidente.
Esse quadro pode comprometer funções vitais como respiração e batimentos cardíacos.
Normalmente os médicos procuram contornar o inchaço que se segue ao derrame com drogas anticoagulantes e aparelhos que aceleram a respiração e, consequentemente, a circulação sanguínea no cérebro.
Nixon não estaria usando os aparelhos. Citando uma fonte não identificada, o jornal "The New York Times" afirmava ontem que Nixon teria proibido no passado o uso desses aparelhos caso fossem necessários.
A porta-voz do ex-presidente, Liz Johnston, negou-se ontem a comentar a informação do jornal.
Inicialmente, o derrame havia paralisado o lado direito do corpo do ex-presidente e afetado sua capacidade de falar.
Richard Nixon foi o 37º presidente dos Estados Unidos. Ocupou o cargo entre janeiro de 1969 e agosto de 1974.
Ele renunciou à Presidência (o primeiro e único a renunciar nos EUA) em meio ao escândalo político conhecido como Watergate.
O ex-presidente, republicano, apareceu como um dos envolvidos nas investigações sobre espionagem no Partido Democrata.
A ex-primeira-dama dos EUA, Jacqueline Kennedy Onassis, 64 anos, teve alta ontem pela manhã do mesmo hospital onde Nixon está internado.
Ela sofreu cirurgia para tratamento de uma úlcera. Seu ex-marido, John F. Kennedy, venceu Richard Nixon nas eleições presidenciais de 1960.

Próximo Texto: Imperador planta arroz no palácio; O NÚMERO; Boate é acusada de discriminar deficientes; Príncipe Charles quer sua cadela de volta; EUA aprovam penas maiores para crimes; Chefe de milícia cristã é preso no Líbano; Viúva de líder do Nirvana doa a arma
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.