São Paulo, sábado, 23 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESTAÇÕES ESPACIAIS SÃO LABORATÓRIOS DE PESQUISA NO ESPAÇO; SONDAS E SATÉLITES VELHOS FORMAM LIXO ESPACIAL

ROBERTO BOCZKO; J. VIANEY AUGUSTO

ESTAÇÕES ESPACIAIS SÃO LABORATÓRIOS DE PESQUISA NO ESPAÇO
Especial para a Folhinha
As estações espaciais foram criadas para os cientistas fazerem pesquisas demoradas no espaço.
Elas são verdadeiros laboratórios. Algumas estações foram montadas no espaço com peças trazidas durante diversas viagens espaciais, como a Mir, estação russa, por exemplo.
Nas estações espaciais, são feitas experiências de diversos tipos. Por exemplo, a fabricação de produtos que só podem ser criados na ausência quase total de gravidade.
Entre esses produtos estão compostos utilizados em microeletrônica, esferas quase perfeitas usadas em rolamentos (mecanismo) de altíssima precisão.
Um outra experiência importante no espaço é o estudo do comportamento de animais e plantas na ausência de gravidade.
Os estudos fornecem dados para que o homem possa suportar, no futuro, longas viagens espaciais.
(Roberto Boczko e J. Vianey Augusto)

SONDAS E SATÉLITES VELHOS FORMAM LIXO ESPACIAL
Especial para a Folhinha
Depois de algum tempo, as baterias de um satélite ou de uma sonda espacial terminam e eles se tornam equipamentos inúteis.
Acontece que eles são difíceis de serem colocados no lixo, pois podem estar desde a 300 quilômetros de altura até a vários milhões de quilômetros da Terra.
Além desses satélites que morrem de velhice, existem aqueles que sofrem panes ou batem com meteoritos. Há ainda os que se tornaram perigosos e precisam ser destruídos por controle remoto.
Desde 1957, milhares de satélites e sondas foram lançados no espaço e muitos deles já foram destruídos ou ficaram inúteis.
Existe um verdadeiro depósito de lixo espacial girando em torno da Terra. Isso é muito perigoso.
Basta um pedacinho solto no espaço bater com uma outra nave para causar um enorme estrago nela, impedindo a continuação de uma missão e pondo em risco a vida de tripulantes.
Foram criados grupos internacionais para estudar meios de diminuir esse problema.

Texto Anterior: SPUTINIK 1 FOI O PRIMEIRO SATÉLITE A IR AO ESPAÇO; FOGUETES E ÔNIBUS ESPACIAIS LANÇAM SATÉLITES E SONDAS; SATÉLITE E SONDA GIRAM EM TORNO DA TERRA; SONDAS SÃO LANÇADAS COM MAIOR VELOCIDADE; PARA QUE SERVEM AS EXPERIÊNCIAS NO ESPAÇO E COMO ELAS AJUDAM O HOMEM NA TERRA
Próximo Texto: COMO VÃO SER AS CIDADES ESPACIAIS DO FUTURO; VIAGENS INTERESTELARES
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.