São Paulo, sábado, 23 de abril de 1994
Texto Anterior | Índice

'Heimat' de Reitz reconstrói história alemã em 15 horas

Filme em 11 partes mostra saga de três famílias neste século

MARCO CHIARETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

Título: Heimat
Direção: Edgar Reitz
Produção: Alemanha, 1984
Onde: Instituto Goethe (r. Lisboa, 974, zona Oeste de São Paulo; tel. 011-2804288)
Quando: hoje, a partir das 15h (7 partes), e amanhã, a partir das 14h (4 partes restantes)
Quanto: entrada franca
Sinopse: crônica da história alemã recente, que acompanha a vida de três famílias de 1919 até 1982

"Heimat" é uma palavra alemã que significa terra natal, pátria. É o nome de um longo painel cinematográfico, dividido em 11 partes, dirigido por Edgar Reitz a partir de 1979, e estreado em 84. A produção durou 5 anos e 4 meses. As filmagens, 282 dias.
Os 11 filmes serão exibidos pelo Instituto Goethe hoje e amanhã. O filme conta a história de três famílias alemãs, os Simon, Wiegand e Glasisch, a partir de 1919, chegando até 1982.
A história começa com um dos personagens, Paul Simon, voltando para casa depois de ter passado algum tempo em um campo de prisioneiros, depois da Alemanha ter sido derrotada na Primeira Guerra Mundial.
As três famílias, que vivem em uma pequena aldeia do sudoeste alemão, vão se misturando, cruzando suas vidas, enquanto a história do país passa por eles.
O mesmo diretor produziu uma continuação, "Die Zwiete Heimat", a segunda pátria, que tem como subtítulo "crônica de uma juventude". São quase 26 horas de filme, em 13 partes. O Museu de Imagem e do Som de São Paulo (MIS) exibirá a "continuação" da saga de Reitz, a partir do dia 29 de abril.

Texto Anterior: Franz Weissmann expõe suas 'mondrianas'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.