São Paulo, sábado, 23 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

País tem 4 ex-presidentes vivos

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

A morte de Richard Nixon encerra o mais longo período da história em que os EUA tiveram tantos ex-presidentes vivos (cinco).
Fato semelhante só ocorreu entre março de 1861 e janeiro de 1862. Viviam Martin Van Burren, John Tyler, Franklin Pierce, Millard Fillmore e James Buchanan.
Agora, sobram quatro: George Bush, Ronald Reagan, Jimmy Carter e Gerald Ford. Todos com vinculação a Nixon.
Ford, 80, só se tornou presidente por causa dos escândalos do governo Nixon. O vice eleito em 1968 e 1972, Spiro Agnew, foi obrigado a renunciar em 1973, depois de comprovadas fraudes no imposto de renda. O cargo ficou vago. Ford foi nomeado por Nixon e confirmado pelo Congresso.
Quando Nixon renunciou, oito meses depois, Ford assumiu o poder e o perdoou de todos os possíveis crimes que tivesse cometido.
Carter, 69, também só se tornou presidente por causa de Nixon. Em 1976, qualquer candidato do Partido Democrata venceria a eleição presidencial: os eleitores estavam fartos dos republicanos.
Mas, depois de quatro anos, herdeiros ideológicos de Nixon voltaram à Casa Branca: Ronald Reagan, 83, e George Bush, 69, devem muito de suas carreiras às idéias dele e aos cargos públicos obtidos no seu governo.

Texto Anterior: Entenda o caso Watergate
Próximo Texto: "Eu não sou nenhum escroque"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.