São Paulo, sábado, 23 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Diretores novos podem mudar Fed

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O presidente dos EUA, Bill Clinton, nomeou ontem dois diretores do banco central americano (Fed) que podem se contrapor à atual linha de aumento das taxas de juros como forma de combate preventivo à inflação.
Os economistas Alan Blinder e Janet Yellen são as primeiras pessoas em 14 anos indicadas para a direção do Fed por um presidente do Partido Democrata. A diretoria do Fed tem sete membros.
Os nomes precisam de aprovação do Senado. Mas, embora Blinder e Yellen sejam ligados a Clinton, não se prevê dificuldades para sua confirmação.
Blinder, 48, atual assessor econômico de Clinton, foi nomeado vice-presidente do Fed. Desde já, é considerado o favorito para a sucessão do presidente, Alan Greenspan, em 1996.
Ele substitui David Mullins, que renunciou ao cargo em fevereiro. Janet Yellen, 47, é professora da Universidade de Berkeley, na Califórnia. Vai para o lugar de Wayne Angell, que teve seu mandato extinto em fevereiro.
Blinder e Yellen acham que não há perigo inflacionário visível para o país e que as taxas de juros devem permanecer baixas para acelerar o desenvolvimento.
(CELS)

Texto Anterior: O DERRAME DE NIXON
Próximo Texto: EUA enterram vítima de engano; Mais soldados da ONU deixam Ruanda; Itália começa a definir nome do novo premiê; Ex-líder guerilheiro é interrogado no Líbano; Coréia do Norte acusa EUA de tramar guerra; Religioso sofre atentado no Irã; Ucrânia quer manter Tchernobil ativa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.