São Paulo, sábado, 23 de abril de 1994
Texto Anterior | Índice

Flamingos do Ibirapuera; Folha de 21 de abril; Lembranças do Holocausto; Educação, causa nobre; Negócios; Constituinte exclusiva; Cooperativas educacionais; José Simão; Retrato do país

Flamingos do Ibirapuera
"Com respeito a notícia publicada nesse jornal, edição de ontem, sobre os 150 flamingos que serão colocados no parque Ibirapuera, gostaria de ressaltar que isso só foi possível graças ao alto espírito público do dr. Roberto Marinho, que está realizando essa doação. O que, com equívoco, o jornal atribui como doação do Consulado Alemão em São Paulo. Foi graças aos esforços do dr. Roberto Marinho que aquelas aves virão da África, às suas expensas e colocadas no Ibirapuera, depois de estudos que concluíram ser aquele o melhor lugar para a população de São Paulo apreciá-los pela sua beleza. Gostaria de mencionar ainda que o dr. Roberto Marinho por mais de uma dezena de vezes demonstrou seu amor por São Paulo, mais uma vez confirmado por essa doação."
Paulo Maluf, prefeito de São Paulo (São Paulo, SP)

Nota da Redação – A informação de que os flamingos foram doados pelo Consulado Alemão foi fornecida por Paulo Leitão Camarero, administrador do parque Ibirapuera. Ele disse ter se confundido. Ontem, Camarero explicou que o Consulado Alemão vai doar cisnes e os flamingos são doações de Roberto Marinho, presidente das Organizações Globo.

Folha de 21 de abril
"A Folha de 21 de abril é a real representação deste dia dos inconfidentes contra o poder corrupto. Analisa o fracasso da revisão, pela incompetência dos deputados e pusilanimidade do presidente Itamar. Denuncia a omissão do ministro M. Hingel na educação de 28 milhões de crianças, através de livros que difundem a ignorância, preconceito e desinformação. A falsa moral da Igreja, em mesquinhas políticas partidárias. A impunidade dos empresários que lucram em URV, com criminosas remarcações. A falta de ética do jornal 'O Globo' sobre um suposto apoio a Lula pela Folha. E a lista de 'colunáveis' da hipócrita elite carioca, corrompida pelo jogo do bicho e o narcotráfico. Minha solidariedade a vocês por nos reativarem, diariamente, a garra e a capacidade de indignação."
Ernani Miura (Porto Alegre, RS)

Lembranças do Holocausto
"Parabenizamos esse jornal por ter publicado, em um momento oportuno –às vésperas da lembrança do Holocausto–, o artigo consistente, magnificamente elaborado, de autoria do deputado federal José Serra que, inspirado pelo filme e livro 'A Lista de Schindler', conclama aos leitores refletirem sobre um tema que, especialmente nos dias de hoje, é de suma importância para a humanidade. Referimo-nos à intolerância que, ainda e apesar de tudo, recrudesce entre os homens."
Israel I. Levin, presidente, e Homero Grossmann, 2º secretário, da Federação Israelita do Estado de São Paulo (São Paulo, SP)

Educação, causa nobre
"Dois fatos importantes foram veiculados pela Folha do dia 17/04. O primeiro deles diz respeito ao resultado de uma pesquisa realizada entre os bispos que participavam da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, onde foi constatado que a educação deveria ser a principal prioridade de qualquer programa de governo. O segundo fato apareceu na página 1-3, em Tendências/Debates, onde dois presidenciáveis (Lula e Quércia) alinhavam os pontos básicos de seus programas de campanha. Contrariando o desejo daqueles bispos, que certamente coincide com o da grande maioria da população brasileira, em ambos os textos não há uma só referência à política educacional. Sugiro que, pelo alcance e qualidade de seu jornalismo, a Folha dê um passo a diante, como por exemplo editar um caderno de educação e conclamar os profissionais da área para cerrarem fileiras em torno desta que é uma das mais nobres causas do país."
Oscar Hipólito, diretor do Instituto de Física e Química se São Carlos da Universidade de São Paulo (São Carlos, SP)

Negócios
"Com referência ao artigo 'CAC vende empresas de fertilizantes', publicado no caderno Negócios de 18/04, informo que a McCain não apresentou oferta para a fábrica de supergelados da Cooperativa Agrícola de Cotia. Muito apreciaria que fosse feita a devida correção em seu jornal."
Robert F. Coston, diretor-executivo da McCain do Brasil Alimentos Ltda. (São Paulo, SP)

Resposta da jornalista Maristela Mafei – A Folha teve acesso a cartas da McCain solicitando informações sobre a indústria de supergelados da CAC. A McCain desistiu do negócio quando soube do valor –US$ 30 milhões, considerado elevado– pedido pela indústria.

Constituinte exclusiva
"Excelente o artigo de 21/04 do professor Fábio Konder Comparato. Só lamento não enxergar qualquer resquício de viabilidade em relação à sua proposta de eleição de uma assembléia revisora independente. Quem tomaria a iniciativa de propor e de estruturar essa assembléia? Como, e através de que órgãos, seriam selecionados os candidatos à assembléia? Como seriam reduzidas as ações, hoje totalmente dominantes, dos nossos partidos políticos, dos lobbies e das corporações?"
José Eduardo F. Prado (Ribeirão Preto, SP)

Cooperativas educacionais
"Dia 5/04, a Folha publicou extensa matéria relativa às cooperativas educacionais. Há dois modelos básicos de cooperativas que têm por objeto o ensino: a) cooperativas organizadas pelos pais de alunos, em que, através dos filhos em idade escolar, eles se tornam donos e usuários da escola-cooperativa. Neste caso, os professores e outros funcionários são empregados; b) cooperativas organizadas pelos professores, em que os pais de alunos são clientes. Neste caso, os professores são os donos e os pais são os usuários. Embora, em princípio, em quadro da reportagem sejam mostradas algumas diferenças entre as cooperativas e as outras sociedades, não ficou claro para o leitor leigo no assunto que as cooperativas operam não apenas nesse ramo, mas em quase todos da atividade humana. Mais do que isso, no sentido de simplificar a exposição, o texto passa por cima dos princípios básicos do cooperativismo, que são universalmente consagrados. Segundo dados da Aliança Cooperativa Internacional (1992), existiam no mundo mais de 750 mil cooperativas, com aproximadamente 600 milhões de associados em 72 países. No Brasil, são cerca de 3.600 cooperativas, com 3 milhões de associados. Esses princípios repousam na solidariedade, na ajuda mútua. No quadro 'Como montar uma cooperativa de ensino', cabe esclarecer que ninguém monta uma cooperativa, seja qual for. Elas são legalmente constituídas."
José Barroso Junqueira, assessor técnico da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (São Paulo, SP)

José Simão
"Salve a seleção e viva o José Simão, magnífico na Folha de 22/04! Ele se superou ao manifestar o pensamento de milhões que torcem para que alguém salve a seleção brasileira. Foi inteligente e repleto de humor."
Vitor José Domingues (Campinas, SP)

"O José Simão escarnece de Deus e da Bíblia e, paradoxalmente, passa suas férias nos Estados Unidos, país que foi construído por pessoas que, na sua maioria, levaram e levam Deus e a Bíblia a sério. Desculpem, mas o José Simão exorbitou! Sugiro que suas próximas férias sejam na Nigéria. Quem fica parado é poste!"
João Marcos Dourado (Recife, PE)

Retrato do país
"O Brasil de hoje é uma verdadeira zorra, sem comando, ninguém se entende, um caos. E a seleção de futebol é reflexo disso, uma vergonha."
Jurcy Querido Moreira (Guaratinguetá, SP)

Texto Anterior: Processo penoso de construção de uma nação pluriétnica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.