São Paulo, domingo, 24 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Instabilidade no país preocupa os indianos

MARIUS BOSCH
DA "REUTER" EM DURBAN, ÁFRICA DO SUL

Erramos: 04/05/94
O líder indiano Mahatma Gandhi nasceu em 2 de outubro de 1869 em Porbandar, Índia, e não na África do Sul como dá a entender o texto publicado.
Instabilidade no país preocupa os indianos
O medo de governo de maioria negra e de guerra civil em Natal, onde vive a maior parte deles, está levando milhares de sul-africanos de origem indiana a se voltarem aos criadores do apartheid.
Esta comunidade de 1 milhão de indianos tradicionalmente conservadora, onde nasceu Mahatma Gandhi (1869-1948), é uma das maiores fora da Índia.
Também é das mais preocupadas com a instabilidade no país, fruto da rivalidade entre o CNA e o Inkatha (zulu).
O CNA conta com vários indianos entre seus líderes e faz campanha para ter votos da comunidade.
Anúncios evocando Gandhi –que combateu a opressão branca em Natal, antes de lutar contra o domínio britânico na Índia– parecem exercer pouco impacto.
O desvio em direção ao Partido Nacional (PN), do presidente Frederik de Klerk, surpreende.
Milhares de indianos participaram de quatro campanhas de resistência passiva na linha política proposta por Gandhi contra a segregação racial, entre 1903 e 1952.
Eles descendem de escravos trazidos no século passado para trabalhar nas plantações de cana-de- açúcar, durante domínio britânico.
Cerca de 80% dos indianos vivem em Natal e em KwaZulu. Os temores que os indianos têm por sua segurança cultural, religiosa e pessoal os leva a votar no PN.
Pesquisa mostra que quase 72% dos indianos de Natal pretendem votar no PN, contra 14% no CNA.
Muitos não esquecem os tumultos de 1949, quando foram atacados por negros em Cato Manor, perto de Durban, com 200 mortes.
Esses tumultos levaram à separação dos sul-africanos por raça.
Mas também levaram a um pacto entre o CNA e o Congresso Indiano de Natal (CIN), fundado por Gandhi em 1893. Hoje, o CIN ainda se associa ativamente ao CNA.
Tradução de Clara Allain

Texto Anterior: Principal problema do governo será o desemprego entre negros
Próximo Texto: Winnie faz sua campanha com ataques aos brancos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.