São Paulo, domingo, 24 de abril de 1994
Próximo Texto | Índice

Poupança é melhor aplicação do mês

GABRIEL J. DE CARVALHODA REDAÇÃO
DA REDAÇÃO

A queda do ritmo da inflação e dos juros dará à caderneta de poupança, este mês, a liderança no ranking das aplicações financeiras.
As projeções indicam que a rentabilidade líquida dos CDBs (Certificados de Depósito Bancário) e da média dos fundos em geral –inclusive os de commodities– ficará na faixa dos 45%. A poupança do dia 1º renderá 46,6998%.
No início de abril, a pole-position estava, aparentemente, com os fundos. A expectativa era de escalada da inflação e dos juros.
Por ser prefixada –rendimento fixo e conhecido de antemão–, a caderneta corria o risco de deixar o poupador no prejuízo.
Os fundos, principalmente os vinculados ao DI (Depósito Interfinanceiro), refletem mais de perto a oscilação dos juros.
No meio da corrida em abril, entretanto, surgiram fatos inesperados. Nem inflação nem juros se comportaram como se esperava. Inverteu-se o panorama de março, quando a poupança foi lanterna.
Numa situação dessas, a grande vantagem da poupança está no fato de ser isenta de impostos –exceto no caso do IPMF. No resgate, CDBs e fundos são tributados na parcela do rendimento bruto que ultrapassa a variação da Ufir (Unidade Fiscal de Referência) diária no período da aplicação.
Este mês, a Ufir vai subir 41,25%. Foi este o resultado do IPCA-Especial, índice de inflação medido pelo IBGE em 11 regiões do país e usado na correção do indexador oficial dos impostos.
Nos fundos, o rendimento que supera a Ufir é taxado. Os de renda fixa pagam 30%, como os CDBs, e os de commodities, 25%.
A projeção é a de que, na média, os fundos de commodities, por exemplo, vão render 46,25% em abril. Subtraída a parte do "leão", vão sobrar 45% para o aplicador. A poupança do dia 1º dará os 46,6998% líquidos.
Na comparação, todos os cálculos foram feitos para os 19 dias úteis de abril. A poupança do dia 4 vai render 51,9962%, mas serão 21 dias úteis. Nesse período, os fundos também rendem mais. "Expurgando" dois dias dessa poupança, a taxa fica em 46,05%. Também bateria os fundos.
O bom desempenho da poupança em abril pode não se repetir. O fundo de commodities tem a vantagem do saque a qualquer momento após 30 dias. A isenção de impostos, porém, poderá ser, de novo, o trunfo da poupança na virada para a nova moeda.

Próximo Texto: Cópia indevida; Outra interpretação; Fim de linha; Receita da loja; Apetite do dono; Nova representação; no páreo; Sonho brasileiro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.