São Paulo, domingo, 24 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Estudante deve fazer estágio"

RP
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A experiência adquirida no Hospital das Clínicas, de São Paulo, foi determinante na formação profissional de Maria Lúcia Fortes, 44, atual gerente de enfermagem do Hospital e Maternidade São Luiz.
Maria Lúcia entrou no Hospital das Clínicas (HC) em 75, logo após a conclusão do curso de enfermagem na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (SP).
Sua primeira função foi de enfermeira assistencial na sala de recuperação de pacientes com risco de vida. Ela trabalhou no HC durante 11 meses.
"A experiência que eu adquiri nesse período me deu condições para continuar a jornada na enfermagem", conta ela.
"A escola dá a formação e o trabalho a desenvolve. Por isso, o hospital-escola, como o HC, é o lugar ideal para aprender e se desenvolver na área de enfermagem."
Em 1976, Maria Lúcia participou de um curso no Hospital Albert Einstein e acabou sendo convidada para trabalhar lá.
Dois anos mais tarde, passou a chefiar a unidade de internação do Hospital Oswaldo Cruz, onde permaneceu até 1993.
No ano passado, mais uma vez convidada, ela passou a gerenciar o corpo de 86 enfermeiras do Hospital e Maternidade São Luiz.
Gerenciamento
A recomendação de Maria Lúcia para quem quer ter sucesso na profissão é procurar fazer estágios durante a faculdade.
"O estudante adquire experiência e conta com a vantagem de que o hospital tende a absorver o estagiário, já que investiu em sua formação", afirma.
Segundo ela, uma das grandes deficiências dos enfermeiros é a falta de visão de gerenciamento de uma unidade nos hospitais.
"Além de saber lidar com o paciente, é importante que o profissional saiba conviver com funcionários e o público. O enfermeiro precisa ser um pólo de ligação entre todos."

Texto Anterior: Técnico não é enfermeiro
Próximo Texto: Nova loja de CDs contrata vendedores
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.