São Paulo, domingo, 24 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Técnico não é enfermeiro

RP
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Enfermeiro é uma designação válida apenas para quem concluiu o curso superior de enfermagem. Os outros profissionais da área são técnicos, auxiliares e atendentes.
O técnico tem o segundo grau completo –pode optar entre o curso técnico de enfermagem ou curso de formação de técnico.
No Estado de São Paulo há 7.943 técnicos, responsáveis pelas atividades de assistência de enfermagem, prestação de cuidados diretos de enfermagem a pacientes em estado grave e outras.
Os auxiliares de enfermagem são os que têm primeiro grau completo e terminaram o curso para formação de auxiliar de enfermagem.
São encarregados do preparo do paciente para consultas, exames e tratamentos, da coleta de material para exames laboratoriais etc.
O atendente é formado no próprio trabalho, mas essa função está sendo extinta. Em 86, a lei 7.498 proibiu os cursos para atendentes e estipulou um prazo de 10 anos para se profissionalizarem. Há ainda 56.739 atendentes no Estado.

Texto Anterior: Enfermeiro é disputado por instituições
Próximo Texto: "Estudante deve fazer estágio"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.