São Paulo, domingo, 24 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entenda as lipoproteínas

MARCELO LEITE
DA REPORTAGEM LOCAL

As lipoproteínas são uma invenção genial da natureza. Sua função é transportar energia e matéria-prima para as células, missão à primeira vista impossível.
A energia vai empacotada como gordura (ou triglicerídeos). É a forma mais compacta de armazená-la. Açúcares, por exemplo, sempre atraem água (são hidrofílicos), que ocupa espaço desnecessário.
O colesterol presente nas lipoproteínas fornece alguns dos tijolos químicos imprescindíveis para construir as paredes das células (membranas). Também entrega material necessário para produzir os hormônios sexuais.
Ocorre que as duas substâncias –gordura e colesterol– são insolúveis em água, portanto também no sangue. Dito de outro modo, se ficassem expostas neste meio, "afundariam", grudando nas paredes dos vasos sanguíneos.
As lipoproteínas é que resolvem o problema (veja quadro). Por fora, dão-se muito bem com a água. Por dentro, com a gordura.
Um navio não tem utilidade, porém, se não for possível abrir seus porões e atracar a embarcação no porto. Para isso elas carregam na superfície as apolipoproteínas, que encerram as instruções para seu metabolismo nas células.
(ML)

Texto Anterior: Brasil projeta 'míssil' anticâncer
Próximo Texto: ENTENDA O EXPERIMENTO DO INCOR
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.