São Paulo, domingo, 24 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Folha apoiou primeiro

DA REPORTAGEM LOCAL

A Folha foi o primeiro órgão de comunicação a apoiar as diretas para a sucessão do presidente Figueiredo.
Foi também, na mídia brasileira, o órgão que se empenhou mais abertamente pela aprovação da emenda Dante de Oliveira.
O engajamento se manifestou em editorial publicado a 27 de março de 1983, tão logo, com o início da nova legislatura, o então deputado Dante de Oliveira (PMDB- MT) apresentou sua emenda à Constituição.
Até a votação da emenda, a Folha publicou cinco outros editoriais e cinco pesquisas que retrataram o crescimento do apoio da população às diretas-já.
O jornal também lançou publicamente a idéia de se utilizar a cor amarela como a expressão do desejo de se votar para presidente.
Nas sete edições que precederam a votação da emenda Dante, uma tarja estampada na primeira página trazia a inscrição "Use amarelo pelas diretas-já".
Com o malogro das diretas no Congresso, a edição de 26 de abril trouxe na primeira página o mapa da votação em plenário e um editorial intitulado "Cai a emenda, não nós".

Texto Anterior: O BRASIL NAS RUAS
Próximo Texto: CRONOLOGIA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.