São Paulo, domingo, 24 de abril de 1994
Texto Anterior | Índice

UBetinho; país bêbado; Utopia quercista; Ausência lamentada; Bispos e natalidade; Contribuição judaica; ; Túnel cor-de-rosa; Hospital fechado; Remédios e fantasia; Ouro Preto; População e crise; Aspirantes e a FIFA

Betinho e ética
"A total confusão mental (ou moral) que se abate sobre os brasileiros nesta época conturbada foi captada magistralmente pelo articulista Clóvis Rossi ('Os fins e os meios', do dia 12/04), quando dessacraliza a figura do Betinho. Ética, ingenuidade de uns, malícia de outros e a conclusão simplista (ou mal-intencionada) de que os fins justificam os meios espelham o nível de discernimento a que chegou a sociedade brasileira atual. Os articulistas servem exatamente para isso: ver o que escapa de todos e expor de forma compreensível e não agressiva."
João Bosco Melo (Viamão, RS)

País bêbado
"A mídia está noticiando fatos de que todos os cidadãos têm conhecimento há tempos. Propinas são pagas aos policiais pelos banqueiros do bicho com o propósito de 'liberar' o jogo. Políticos recebem dinheiro para favorecer interesses escusos de minorias em detrimento da população carente. O dinheiro destinado às obras públicas também serve para financiar campanhas eleitorais. E diversos outros conluios que lesam a sociedade brasileira. É muita hipocrisia dos parlamentares e das autoridades públicas. Será que só eles não sabiam disso? Ou fingiam não saber? É hora de moralizar este país bêbado e cambaleante."
Luís Aurélio Pompeo Ferrara (São Paulo, SP)

Utopia quercista
"A edição de domingo (17/04) da Folha nos 'brinda' com algumas curiosidades. A primeira dela diz respeito ao artigo publicado em Tendências/Debates, de autoria do digníssimo ex-governador Orestes Quércia. A começar pelo título, 'A utopia possível', o que descrendencia aquele autocandidato a se referir ao Lula e, em segundo e mais grave, a cara-de-pau daquele circunstante quando se refere aos 'ufanistas inconsequentes' e aos 'negativistas profissionais', afirmando que 'uns e outros são parasitas que emperram a roda do progresso e adiam o bem-estar da população em favor de seus negócios particulares'. Um homem que 'enriquércia' miraculosa e inexplicavelmente da noite para o dia dizer isso em público é chamar a todos nós de imbecis. Se houver alguém disposto a dar crédito àquelas assertivas, confirma-se que cada povo tem o governo que merece."
Antonio Carlos Fonseca (São Paulo, SP)

Ausência lamentada

"Tendo tomado conhecimento da saída do eminente jornalista Aloísio Biondi do núcleo de colaboradores na área econômica da Folha, venho, na condição de simples leitor desse prestigioso órgão de imprensa, lamentar essa perda, que considero irreparável, por se tratar de profissional sério, honesto e bastante competente, qualidades facilmente visíveis pela alta qualidade de seus escritos, que venho acompanhando de longa data. Considero, ainda, que essa lacuna é danosa para o país, posto que as denúncias do citado articulista constituíam, como constituem, uma pedra de difícil transposição para aqueles que procuram se locupletar com as imperfeições que, infelizmente, permeiam o sistema econômico e financeiro do nosso Brasil."
Dagoberto Loureiro, juiz federal titular da 17ª Vara Federal (São Paulo, SP)

Bispos e natalidade
"Interessantíssima a pesquisa realizada pelo Datafolha publicada em 17/04, intitulada 'Bispos querem maior controle da natalidade'. Não foi o Papa quem disse que a Igreja é contrária às pílulas e ao aborto? E a resposta estava lá: 62% dos bispos são favoráveis a que o governo controle a programação das emissoras de TV. Completa ainda a pesquisa a informação de que a Igreja Católica reivindica concessões para criação de uma rede própria de TV. Aí pronto! Entrei em parafuso. E eu que pensava que a TV fosse o único anticoncepcional natural da população... Agora, já imaginou: na sua televisão, entre um programa religioso e outro, surge um programa exclusivo do TSE. Com todo o respeito. Assim, não tem santo que aguente e nem população que não aumente."
Ronaldo Rodrigues (Araguari, MG)

Contribuição judaica
"Agradeço ao sr. Israel Isser Levin pelo seu excelente artigo sobre o Yom Hashoá, 'Dia do Holocausto', publicado em 7/04. Gostaria de acrescentar que além de procurar viver em paz, preservando sua cultura e sua religião, os judeus sempre deram uma contribuição positiva aos países que os acolhem, impulsionando o comércio, a indústria, as artes, a literatura e a ciência."
Isa Mara Lando (São Paulo, SP)

Túnel cor-de-rosa
"Que o prefeito Paulo Maluf anda obcecado por túneis, todo mundo já percebeu. Mas pintar os chafarizes e as entradas do túnel da Nove de Julho de escandaloso rosa-bebê já é um pouco demais! Será algum truque para afugentar motoristas e desafogar o trânsito?"
Maria Tereza M. Rodrigues (São Paulo, SP)

Hospital fechado
"O fechamento de um Hospital Dia de Saúde Mental em Pirituba, atitude anunciada pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo e recentemente noticiada por este jornal, é mais um exemplo do descompromisso do atual governo municipal com os problemas de saúde na cidade."
Luana Montenegro Moreira de Mello (São Paulo, SP)

Remédios e fantasia
"Escrevo ao Painel do Leitor para me congratular com o ministro sr. Milton Luiz Pereira do STJ por ter suspendido as liminares que 43 produtores de remédios haviam conseguido em primeira instância graças aos juízes federais de São Paulo (sobre o nome genérico ser três vezes maior que o nome fantasia). Aproveito para saudar também a Biobrás-MG por estar seguindo o decreto 793/93 antes mesmo da suspensão das liminares. Qual será o próximo? A cidadania agradece."
Marcos Colen, representante do Conselho Regional de Psicologia (São Paulo, SP)

Ouro Preto
"Li, como de costume, a prestigiosa Folha (edição de 21/04), e com especial atenção o caderno de Turismo, brilhantemente diagramado e com o tema de Ouro Preto. Minha surpresa foi enorme ao deparar com a foto do nosso hotel do Rosário e o destaque que vocês deram. Renovo meus agradecimentos e lhes comunico que estou me esforçando para inaugurá-lo no dia 8 de julho, data do aniversário da cidade."
Francisco Guilherme Gonçalves (Ouro Preto, MG)

População e crise
"Sugiro a estes controlistas da natalidade que examinem as estatísticas disponíveis. Verificarão que o atual colapso social brasileiro está ocorrendo exatamente em período de acentuada queda do índice de natalidade. É quanto basta para provar que não há ligação alguma entre a miséria, corrupção e violência reinantes e o crescimento populacional. Afinal, o Brasil é um país com potencial natural fabulosamente rico e tem uma densidade demográfica de escassos 18 habitantes por km2."
Maria José Gomes da Silva (Rio de Janeiro, RJ)

Aspirantes e a FIFA
"Estou preparando documento a ser enviado à Fifa a respeito das experiências da Federação Paulista de Futebol no Campeonato Paulista de Aspirantes, motivo de reportagem superficial e imprecisa da Folha de 5/04. O Campeonato de Aspirantes transforma o futebol em algo sem graça, sem compromisso estratégico sério."
Danniel Lima (São Bernardo do Campo, SP)

Texto Anterior: Uma nota de esperança
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.