São Paulo, domingo, 24 de abril de 1994
Próximo Texto | Índice

Abrir empresa em casa sai mais barato

NELSON ROCCO
DA REPORTAGEM LOCAL

A abertura de uma micro ou pequena empresa em casa é uma maneira econômica de começar uma nova atividade.
O negócio "caseiro" não exige despesas extras com aluguel, instalações sofisticadas e telefone. Economiza-se também tempo e gastos com transporte.
Ana Maria Buairide, 43, consultora do Sebrae SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo) afirma que o segmento de serviços representa 60,8% das novas microempresas.
Em geral, empresas de serviços são mais adequadas às instalações "domésticas". Segundo ela, 25,6% das novas empresas são do ramo de comércio e apenas 13,6% são do setor industrial.
"As pessoas começam a trabalhar na informalidade. Depois registram a empresa e podem acabar tendo que sair de casa", afirma a consultora.
Buairide aponta o crescimento do negócio como um dos fatores para que seja obrigado a sair de casa. Outro motivo é quando o ambiente doméstico começa a atrapalhar a atividade econômica.
Ela diz que a maioria das empresas "caseiras" são abertas por donas-de-casa, para aumentar o orçamento, ou por pessoas que perderam o emprego e não encontram uma nova colocação.
Para instalar uma empresa em casa é preciso tomar alguns cuidados. Deve-se verificar se o imóvel tem entrada separada para a moradia e para a atividade econômica.
É necessário observar se a lei de zoneamento permite a instalação de empresas de comércio, serviços ou indústrias.
Em São Paulo, segundo Isaura Parente, 37, assessora da Secretaria Municipal de Planejamento, a atividade produtiva está liberada em quase 70% do território da cidade (veja quadro ao lado).

Próximo Texto: Cursos dão noções básicas de manipulação de alimentos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.