São Paulo, segunda-feira, 25 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

McDonald's adora "part-time"

MARCELO CHERTO E MARCUS RIZZO

McDonald's adota "part-time"
Novo treinamento permite a franqueadose desligar aos poucosde outras atividades
MARCELO CHERTO e MARCUS RIZZO
Tradicionalmente, ao longo das últimas décadas, o treinamento de um franqueado McDonald's, que dura em torno de 10 meses e serve para deixar esse franqueado habilitado a operar com eficiência a sua loja, sempre foi feito em regime de dedicação integral. Ou seja: desde o início, o franqueado abandonava suas demais atividades e pulava de cabeça no treinamento.
Agora, segundo nosso amigo Roy Blyth, gerente de franchising do McDonald's e palestrante frequente na Franchising University, está sendo trazida para o Brasil uma nova modalidade, já utilizada pela empresa, com sucesso, nos Estados Unidos: o treinamento "part-time", que permite ao franqueado conciliar pelo menos dois terços do programa com outras atividades profissionais.
Não há segredo, nem mágica: se no esquema tradicional o franqueado é submetido a pouco mais de 40 horas de aula por semana, no "part-time" essa carga horária cai pela metade. Em compensação, o curso todo dura mais tempo.
Segundo Roy, dá-se ao aprendiz até mesmo a oportunidade de montar o horário de acordo com sua conveniência.
Por exemplo: o cara pode optar por ter apenas duas horas de aula por dia, de segunda a sexta, completando a carga horária no sábado e no domingo. Não é mole, mas permite que o franqueado vá se desvencilhando aos poucos dos outros afazeres.
Para se tornar um franqueado McDonald's, é preciso demonstrar uma carreira profissional anterior bem-sucedida. Não precisa ter experiência no negócio de restaurante. Aliás, segundo alguns dos executivos e franqueados do McDonald's com quem conversamos, é até bom que não tenha.
O processo de seleção começa com uma entrevista com o gerente de Franchising, seguida de uma experiência prática de três dias numa loja McDonald's, para ver como o candidato se comporta naquele ambiente. Se for aprovado, passa por um treinamento inicial de um mês, findo o qual se faz uma avaliação conjunta.
Depois, se a avaliação for positiva, o candidato vai passar pelo resto do treinamento, que vai ser concluído, aí já em período integral, na Hamburger University, em Chicago. Onde, aliás, os autores desta coluna, junto com mais de 50 alunos da Franchising University, vão estar nesta quinta e sexta-feiras.
Na volta contaremos o que vimos por lá.

MARCELO CHERTO e MARCUS RIZZO são diretores da Cherto & Rizzo Franchising e do Instituto Franchising, professores da FGV e da Franchising University, escritores e conferencistas.

Texto Anterior: País tem de perder complexode inferioridade no exterior
Próximo Texto: Pão, queijo, carne e goiaba
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.