São Paulo, segunda-feira, 25 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Não votaria em De Klerk; precisamos mudar'

DA REPORTAGEM LOCAL

'Jovens não discutem política na Cidade do Cabo'
Mandy e Tracy Swan, irmãs gêmeas de 17 anos que moram na Cidade do Cabo (ao sul da província do Cabo), dizem que os teens da cidade não costumam discutir política.
Na opinião de Mandy, os jovens da cidade são muito "relaxados" neste aspecto. "Nem na escola conversamos sobre a política de mudanças do país." As duas fazem curso de administração de empresas em uma faculdade privada da Cidade do Cabo.
Segundo elas, a classe em que estudam tem muitos negros. "Praticamente 50% dos estudantes são negros e 50% são brancos na faculdade", revelou Tracy.
Como a idade mínima para votar nas eleições é 18 anos, elas dizem que se pudessem escolher, votariam em Nelson Mandela, candidato do CNA.
"Não votaria no Partido Nacional (de Frederik de Klerk) porque acho que o país precisa de mudanças ainda mais profundas", afirmou Tracy.
"Partidos radicais brancos –como o Afrikaner Volksfront (Frente Popular Africâner)– são racistas e no meu ponto de vista não podem comandar o país", disse Mandy.
Diversão
Segundo elas, o forte dos teens da cidade é se encontrar em lanchonetes ou boates de Waterfront, uma espécie de shopping-center portuário da cidade.
"Saímos todas as noites. Em geral, nas boates dá para dançar todos os tipos de música, mas prefiro tecno", afirmou Tracy.
As duas são adeptas de alguns esportes. Vôlei, squash e natação encabeçam a lista.
"Morar aqui é legal por isso, a gente consegue fazer tudo o que gosta", disseram. Elas moravam em Pretória (província de Transvaal) quando eram crianças.

Texto Anterior: Negros zulus e xhosas têm rivalidades
Próximo Texto: 'Mandela no poder significa comunismo'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.