São Paulo, terça-feira, 26 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tarifas postais mudam esta semana

IVANIR JOSÉ BORTOT
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Esta semana as tarifas postais e da Infraero (taxas cobradas na administração dos aeroportos) começam a ter seus valores em URV (Unidade Real de Valor).
O Ministério da Fazenda vai deixar para maio a conversão dos preços das tarifas de energia elétrica, telefone, combustíveis e cartas em URV (Unidade Real de Valor).
O ministro Rubens Ricupero disse ontem no Rio que as demais tarifas públicas serão convertidas gradualmente, "caso a caso".
"A conversão não é uma revisão da política de preços", afirmou. Ricupero disse que o cálculo das tarifas deverá seguir a média dos últimos quatro meses a contar da data de conversão definida.
Na realidade, Fazenda e estatais não conseguiram chegar a um entendimento sobre a data que deve ser usada para definir o cálculo da média dos últimos quatro meses.
A Fazenda quer converter os preços de luz, água e telefone usando uma média dos últimos quatro meses calculada pelo dia do pagamento feito pelo consumidor.
As empresas estatais querem fazer a conversão pelo preço médio mensal, com base nos últimos quatro meses. Se as estatais vencerem na negociação, os consumidores terão de pagar mais pela energia e pelo telefone.
O consumidor pagaria menos por esses serviços caso a conversão fosse feita pelo valor em cruzeiros reais da data de pagamento da conta. As estatais mandaram estudos à Fazenda indicando que se isso for feito, terão prejuízo em seus balanços.
O único entendimento havido entre a Fazenda e as estatais é sobre o sistema de cobrança dos preços públicos em URV. As contas de luz, telefone e água chegarão às pessoas em URV.
Só no dia em que for feito o pagamento no banco é que o valor em URV será convertido em cruzeiros reais. Quando mais tempo o consumidor levar para pagar a sua conta, maior será o desembolso em cruzeiros.
As empresas estatais poderão estabelecer uma data em que as contas poderão ser pagas em URV sem multas. A Fazenda decidiu que os combustíveis vão ser comercializados em URV em todas as etapas.
Apenas os postos de gasolina vão continuar vendendo gasolina, álcool e diesel em cruzeiros. O preço em cruzeiros ficará constante por uma período de sete dias.
Toda a segunda-feira os preços dos combustíveis serão corrigidos em cruzeiros reiais, isso até a data de criação da nova moeda, o real.
Colaborou a Sucursal de Brasília

Texto Anterior: Bancada ruralista é maior obstáculo para aprovação do plano econômico
Próximo Texto: Governo autoriza aplicações em URV
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.