São Paulo, terça-feira, 26 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INSS pagará a partir de junho as diferenças

GABRIEL J. DE CARVALHO
DA REDAÇÃO

A Previdência começará a pagar em junho, junto com o benefício de maio, as diferenças de aposentadorias concedidas entre abril de 91 e dezembro de 93. A reposição foi determinada pela lei 8.869/94.
A informação é do secretário-executivo do ministério, Luciano Oliva Patrício. Ele confirmou os percentuais das diferenças antecipados pela Folha na edição do último dia 13 (ver ao lado).
O reajuste extra beneficiará apenas os segurados cujo salário-de-benefício (média dos 36 últimos salários-de-contribuição) superou o teto da época e, por isso, tiveram a aposentadoria inicial achatada.
No período, esta distorção ocorreu em apenas 13 meses. As diferenças, que serão aplicadas a partir deste mês às aposentadorias em URV, variam de 9,04% a 125,31%.
A partir de janeiro de 93, o teto passou a ser corrigido a cada dois meses, junto com o salário mínimo, e isso evitou que o achatamento se repetisse.
A Previdência ainda não dispõe de dados sobre o número de aposentados nessa situação. Também não definiu o impacto dessa reposição em seu caixa.
Nem todos receberão a diferença a partir de junho. Mas os que eventualmente receberem depois terão direito à diferença a partir da competência de abril/94.

Texto Anterior: Gasolina vai a CR$ 720 em SP
Próximo Texto: Springer e Consul apelam de condenação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.