São Paulo, terça-feira, 26 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Abate bovino cai até 70% em SP com concordatas

DA AGÊNCIA FOLHA, EM PRESIDENTE PRUDENTE

Abate bovino cai até 70% em SP com concordatas
Dois frigoríficos (Swift Armour e Floresta) pediram concordata nos últimos dez dias na região de Presidente Prudente (558 km a oeste de São Paulo).
A região possui o maior rebanho bovino do Estado, com 2,4 milhões de cabeças. A crise no mercado da carne reduziu em 67% os empregos oferecidos nas indústrias.
Os abates diários caíram 70%, de 5.000 bois para 1.500 cabeças. Das dez unidades instaladas apenas quatro funcionam.
Paulo Roberto Custódio de Souza, do Frigorífico Floresta, disse que a empresa passou a ter dificuldades de liquidez por causa da queda do consumo no mercado interno.
"As vendas caíram e o mercado financeiro suspendeu as linhas de crédito de longo prazo até a liberação da URV", disse.
Paulo Custódio criticou o governo por exigir dos frigoríficos o pagamento antecipado do ICMS.
A Folha tentou ontem falar com o diretor do Grupo Bordon, Daureci Melero. A informação era que ele esteve em reunião durante toda a tarde. A Swift Armour pertence ao Grupo Bordon.
Os frigoríficos concordatários Swift Armour, de Presidente Epitácio, e Floresta, de Rancharia, estão deixando de abater 1.700 cabeças de bovinos/dia.
O frigorífico Swift Armour dispensou 120 funcionários na semana passada.
Segundo o Sindicato dos Empregados nas Indústrias de Alimentação, as desativações dos dois frigoríficos podem causar demissões de cerca de 900 trabalhadores.
"É muita coisa para um segmento que oferecia há dois anos 6.000 empregos e hoje não chega a 1.200 pessoas", afirma o presidente do Sindicato, Carlucio Gomes da Rocha, que anunciou uma greve para amanhã.

Texto Anterior: Banco Central derruba taxa de juros
Próximo Texto: Termina o boicote à cerveja da Brahma
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.