São Paulo, terça-feira, 26 de abril de 1994
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Termina o boicote à cerveja da Brahma

DA REPORTAGEM LOCAL

Termina o boicote à cerveja da Brahma
Os supermercados de São Paulo voltam a comprar cerveja da marca Brahma. A decisão foi tomada ontem em assembléia da Associação Paulista de Supermercados (Apas).
O boicote, que durou 11 dias, foi a resposta dos supermercados à alta de 22% no preço da indústria para o varejo de março para abril e ao corte nos descontos que chegaram a 60% após o Carnaval.
Segundo Omar Assaf, vice-presidente da Apas, o movimento atingiu os objetivos. "Somos repassadores e não formadores de preços. Isso ficou caracterizado quando as cervejarias vieram a público explicar a razão dos aumentos na semana passada", afirma.
Com o corte nos descontos e aumento nos preços, o consumidor passou a pagar de 120% a 180% a mais pelo produto na virada do mês.
As vendas de cerveja nos supermercados, que representam 30% do mercado, cairam pela metade desde o final de março, informam os supermercadistas.
Segundo Assaf, a indústria não tem fôlego para manter os preços altos diante da queda nas vendas. Já há indústrias concedendo descontos que chegam a 35%.
Vendas

Depois de dois meses consecutivos de queda, os supermercados paulistas fecharam março com alta de 3,04% no faturamento real (descontada a inflação) em relação a igual período de 93.
Em relação a fevereiro de 94, as vendas de março foram 14,60% maiores. A Apas atribui esse aumento ao fato de a Páscoa ter caído em março neste ano e ao mês ter três dias a mais do que fevereiro.
Na primeira quinzena de abril, os supermercadistas notaram ligeiro crescimento, em torno de 4%, em relação a março. O salário em URV e a falta de produtos na dispensa levaram o consumidor às compras, na avaliação dos supermercados.

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