São Paulo, terça-feira, 26 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estatal admite rever os requisitos exigidos

DA REPORTAGEM LOCAL

A Telerj afirmou à Folha que pode rever o edital para compra dos equipamentos de telefonia celular fixa se os fabricantes declararem formalmente que não têm condição de atender os requisitos.
Antonio Carlos Valente, chefe do departamento de Planejamento da estatal, disse que, para ele, era uma surpresa a informação de que grandes fabricantes, como Ericsson e AT&T, não tinham a tecnologia em operação.
Valente disse que a Telerj não consultou previamente as indústrias para saber se elas poderiam implantar a tecnologia digital exigida até o final do ano. "Nós nos baseamos na literatura técnica disponível", declarou.
Segundo Antônio Valente, 16 empresas retiraram o edital de concorrência e até a tarde de sexta-feira, nenhuma delas tinha feito qualquer objeção. Ele disse que a Telerj quer o máximo de concorrentes e que não fará uma licitação para apenas um fabricante.
Ele disse que a empresa exigiu esta tecnologia para tirar o máximo de proveito do sistema. "Os celulares fixos não podem ocupar todo o expectro de rádio-frequência na região porque ainda iremos instalar os telefones celulares móveis no município de Campos", disse Valente.
O chefe do departamento de projetos da estatal, José Luiz Riveira, que também coordena a comissão de licitação, disse que a Telerj foi a primeira telefônica do país a instalar o sistema de telefonia celular móvel e que quer ser a primeira também a instalar o celular fixo em grande escala.
Como se trata de uma tecnologia muito nova, a estatal dispensou o fabricante de apresentar o atestado de outra telefônica estrangeira de que a tecnologia funciona a contento no exterior. "A gente está pagando o preço de ser ousado", declarou.
Rivera disse a estatal tomou outros cuidados. O fornecedor terá que dar garantia de três anos para os equipamentos e de dez anos para o software (programa do computador).

Texto Anterior: Telerj faz edital para um concorrente
Próximo Texto: Rendimentos de até CR$ 740.630 estão isentos de imposto em maio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.