São Paulo, quarta-feira, 27 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bresser defende acordo com EUA

DO ENVIADO ESPECIAL

O ex-ministro da Fazenda Luis Carlos Bresser Pereira surpreendeu os participantes do 6º Fórum Nacional ao manifestar-se favorável à integração comercial do Brasil com os Estados Unidos.
Durante debates em que alguns participantes faziam restrições à abertura da economia brasileira, Bresser disse que o Brasil teria "vantagens enormes, econômicas e comerciais, se atrelasse sua economia à dos Estados Unidos".
A idéia é fazer como o México, membro do Nafta, um tratado de livre comércio com EUA e Canadá. Para Bresser, o Brasil poderia se integrar aos EUA via Mercosul.
O Mercosul é uma área de livre comércio reunindo Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. A idéia seria que o Mercosul viesse a se associar ao Nafta. A Argentina apóia essa proposta.
Outro participante do debate, Marcelo de Paiva Abreu, colocou restrições. Disse que, integrado ao Nafta, o Brasil teria de se abrir para os produtos americanos.

Texto Anterior: Moeda deve ter "âncoras"
Próximo Texto: 'Ciranda' é ameaça, alerta Dorothea
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.