São Paulo, quarta-feira, 27 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Zé Roberto analisa vídeo da Bulgária para Liga Mundial

SÉRGIO KRASELIS
DA REPORTAGEM LOCAL

O técnico José Roberto Guimarães, da seleção brasileira masculina de vôlei, obteve uma fita de vídeo da Bulgária para estudar o primeiro adversário da equipe na Liga Mundial de 1994.
"O vídeo vai nos dar uma base para armar nossa estratégia de jogo. A Bulgária está com uma equipe forte e integra o grupo dos melhores time europeus", diz Zé Roberto.
Ele também terá os vídeos dos jogos de Grécia x EUA, que serão filmados por seus auxiliares.
As duas equipes são as próximas adversárias da seleção na Liga. Brasil e Bulgária se enfrentam nos dias 6 e 7 de maio, em Varna.
Nos dias 13 e 14, a seleção pega a Grécia, em Atenas. Os jogos contra os EUA acontecem dias 21 e 22 de maio no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.
Zé Roberto ainda não sabe se vai contar com Marcelo Negrão e Tande para os jogos de estréia. Os dois são os únicos titulares que ainda não se apresentaram para os treinos da seleção.
Eles ainda disputam o playoff final (melhor de cinco jogos) da Liga Italiana. O Sisley/Treviso, de Negrão, já venceu duas partidas, contra uma do Milan. O próximo jogo está marcado para amanhã à noite, em Milão.
Se vencer, o Sisley fica com o título. Em caso de empate, o quinto e decisivo jogo será disputado no próximo sábado, em Treviso.
"Só vou saber como eles estão quando chegar na Europa", afirma Zé Roberto, que espera testar os dois atletas nos amistosos contra a Alemanha, dias 1 e 2 de maio.
Os alemães estão no mesmo grupo do Brasil no Campeonato Mundial Masculino, que será disputado em setembro, na Grécia.
Segundo o preparador físico Júlio Noronha, Tande e Marcelo Negrão vão iniciar um programa de treinamento físico que ele chama de 'descanso ativo'.
"Negrão e Tande só vão treinar forte uma vez por dia, com todo o grupo. Pela manhã, só participam de um treino leve", diz Julinho.
A preocupação do preparador coincide com a do técnico Zé Roberto. "A Liga Italiana é muito forte e desgasta os jogadores. Por isso, é preciso ter os dois de volta para saber como eles estão fisicamente", diz o treinador.
Zé Roberto comandou ontem à tarde mais um coletivo tático da seleção no Centro de Treinamento de Barueri (27 km a oeste de São Paulo). Pela manhã, os jogadores fizeram corrida e musculação.
O treino visa armar as jogadas da equipe, especialmente as combinações de ataque. "Quero aproveitar esta última semana para dar ritmo de jogo ao time", afirma o técnico, que pretende utilizar o time-base que vem treinando reguralamente em São Paulo nos dois amistosos contra a Alemanha, antes da estréia na Liga Mundial.
Sem saber se ainda vai poder contar com Tande e Marcelo Negrão para os jogos contra a Bulgária, Zé Roberto armou o time-base com Maurício, Max, Kid, Giovane, Paulão e Carlão. "Conto que eles cheguem motivados pelo reencontro com o grupo de jogadores", diz o treinador.
A seleção Viaja amanhã à noite para a Alemanha. O embarque está marcado para as 20h no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP).

Texto Anterior: Partida é anulada com base em vídeo
Próximo Texto: Holyfield pára de lutar por causa do coração
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.