São Paulo, quarta-feira, 27 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Compaq tem nova linha

DA REPORTAGEM LOCAL

A Compaq, terceira maior fabricante mundial de computadores pessoais, anunciou na semana passada, nos Estados Unidos, uma nova linha de micros voltados para uso em empresas.
A companhia apresentou ainda modelos com mais desempenho nas linhas Deskpro XE e ProLinea, também voltadas para o uso profissional.
A nova família Deskpro XL vem pronta para uso em rede, tem microfone e alto-falante embutidos e programas instalados. O gabinete pode ser colocado na mesa ou em torre (de pé).
Microfone no teclado
O microfone e o alto-falante estão instalados no teclado Vocalyst, onde há ainda botão para controle de volume do som e conectores para mouse, microfone externo e fones de ouvido.
O sistema para rede é um desenvolvimento conjunto da Compaq e da fabricante de chips Advanced Micro Devices.
A placa, padrão Ethernet, inclui controlador para periféricos (disco rígido externo, por exemplo) padrão SCSI.
Os micros também vêm com placa gráfica para produção de imagens de alta definição. A gaveta para CD-ROM pode ser instalada na horizontal ou na vertical.
A linha Deskpro XL tem recursos para economizar energia. Quando ligadas mas não em uso, as máquinas reduzem o consumo de eletricidade.
Os computadores já vêm com os programas DOS, "Windows", "Windows Sound System" e "NetWare", para funcionamento como estação de uma rede.
A nova linha tem modelos a partir do 486DX2 de 50 MHz até Pentium de 66 MHz -haverá atualizações para chips mais poderosos ainda neste ano. A memória pode ser de 8 Mbytes ou 16 Mbytes.
Os gabinetes têm cinco conectores para placas de expansão (modem, fax e outras) e cinco baias para instalação de disco rígido, acionadores de disquetes e de CD-ROM.
A linha XL substitui a família M e oferece mais performance por custo menor. Os preços nos EUA começam em US$ 2.677 –na linha M, uma máquina semelhante sai por US$ 2.830.
Esses equipamentos já estão disponíveis nos Estados Unidos. No Brasil, começam a ser comercializados em maio.
Expansão
A Compaq anunciou também novidades na linha ProLinea, de computadores profissionais de custo menor.
Um dos novos modelos usa o novo chip 486DX4 de 100 MHz, lançado recentemente pela Intel. Esse microprocessador é quatro vezes mais rápido que o 486 comum (SX de 25 MHz).
Todos os modelos 486 podem ser atualizados para Pentium. As máquinas são fabricadas no padrão Energy Star (programa do governo norte-americano para reduzir o consumo de energia).
A linha Deskpro XE também ganhou um modelo com chip 486DX4. (Rodolfo Lucena)
ONDE ENCONTRAR
COMPAQ: tel. (011) 246-7866

Texto Anterior: CANAL ABERTO
Próximo Texto: Empresas têm chip-modem
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.