São Paulo, quarta-feira, 27 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CANAL ABERTO

Pergunta: "O que é preciso para montar um computador 486DLC 40 MHz? O que significam as siglas SX, DX, DLC e SLC? Gostaria de saber qual a melhor opção de compra. Qual é a relação das peças que devo adquirir, uma vez que pretendo montar uma estação de editoração eletrônica."
(João Antonio da Cruz - São Paulo, SP)
Resposta: A montagem de um equipamento pode parecer algo complicado, mas traz alguns benefícios, como o conhecimento mais profundo sobre o funcionamento do hardware. As siglas SX, DX, SLC e DLC indicam o tipo de processador que o computador possui. Os processadores 486SX e 486DX são produzidos pela Intel. A diferença entre eles é que, no 486SX, o co-processador matemático está desabilitado, enquanto no 486DX está ativado. A Intel produz também o 486DX2, que duplica a velocidade do processamento interno dos chips DX de 25 e 33 MHZ para 50 e 66 MHZ.
A Cyrix, a AMD e a IBM também fabricam processadores 486. Segundo a Cyrix, o 486SLC tem a performance em torno de duas vezes um 386SX. Já o 486DLC possui a performance de mais de duas vezes um 386DX. A IBM também produz seu próprio chip 486SLC para alguns de seus micros.
Para montar o micro, você deve adquirir um manual do tipo "compre e monte". Em seguida, compre os componentes básicos do micro, como placa principal (motherboard) com memória RAM de no mínimo 4 MBytes, placa controladora de vídeo, placa Super IDE (placa IDE + multi I/O), drivers de disquete e disco rígido com seus respectivos cabos e o gabinete para a instalação.
Fique atento para a quantidade de slots (conectores) da placa. É aconselhável ter pelo menos cinco conectores livres para futuras expansões do micro, como placa de fax/modem, controladora de scanner ou placa de som. Quanto aos drivers de disquete, é recomendável ter os dois tipos: um de 3,5 e outro de 5,25 polegadas, ambos de alta densidade. Já o disco rígido deve ter capacidade mínima de 170 MBytes. Os outros dispositivos, como o teclado e o monitor, podem ser adquiridos depois. Como a sua intenção é trabalhar com editoração eletrônica, é fundamental que você use um monitor Super VGA colorido e uma impressora a laser de alta resolução, para garantir a qualidade das aplicações.
Bibliografia: "Projetando, Montando e Personalizando o Seu PC", de Badgett, Sandler e Stallings, editora Berkeley; "Conhecendo a Família 80.486", de Segal, Nakajune e Celestino, editora Érica.
Douglas Hernandez Garcia é gerente da Coritel, empresa ligada à Andersen Consulting.
Cartas para a seção Canal Aberto devem ser enviadas datilografadas para Folha de S.Paulo, caderno Informática, al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01201-001, Campos Elíseos, São Paulo, SP

Texto Anterior: TV interativa mede interesse do público
Próximo Texto: Compaq tem nova linha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.