São Paulo, quarta-feira, 27 de abril de 1994
Próximo Texto | Índice

Corpo de Nixon será enterrado hoje

FERNANDO CANZIAN
DE NOVA YORK

O corpo do presidente Richard Nixon, morto sexta-feira passada em Nova York, será enterrado hoje às 16h (20h de Brasília) em Yorba Linda, Califórnia.
O presidente dos EUA, Bill Clinton, deve discursar antes do enterro. Os quatro ex-presidentes americanos vivos (George Bush, Ronald Reagan, Jimmy Carter e Gerald Ford) devem participar da cerimônia.
Nixon, o 37º presidente dos EUA, será enterrado a pouco metros do local onde nasceu, há 81 anos, junto com sua mulher, Pat, que morreu em junho passado de câncer.
A Biblioteca Presidencial Richard Nixon em Yorba Linda, a 56 km a sudeste de Los Angeles, fica no terreno que pertenceu à família de Nixon no passado.
Ontem à tarde começou a visitação pública ao caixão (fechado), que está no saguão da biblioteca.
O presidente deixou em vida um pedido expresso para não ser velado no Capitólio, em Washington, conforme a tradição nos EUA.
Richard Nixon foi o único presidente americano a renunciar. Exerceu o cargo entre janeiro de 1969 e agosto de 1974, quando deixou a Presidência para não sofrer um processo de impeachment.
Nixon, republicano, foi envolvido nas investigações de espionagem realizadas pelo seu partido na sede do Partido Democrata em Washington (caso Watergate).
O corpo de Nixon foi transportado ontem de Nova Jersey para a Califórnia no mesmo Boeing 707 azul e branco que o levou de Washington para a Califórnia depois de sua renúncia.
As duas filhas de Nixon, Julie Eisenhower e Tricia Cox, embarcaram, com os maridos e quatro filhos, no mesmo avião.
Antes da partida, às 9h50, houve uma salva de 21 tiros e uma banda militar tocou "Amazing Grace" e "Hail to the Chief".
R. Stan Mortensen, advogado de Nixon, disse ontem em Washington que, 20 anos depois da renúncia do presidente, ainda briga na Justiça para impedir que a documentação e as gravações sobre Watergate se tornem públicas.
O material em questão contém 200 horas de gravações e 150 mil páginas de documentos. Apenas 63 horas dessas gravações foram tornadas públicas até hoje.

Próximo Texto: Clinton recebe críticas por feriado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.