São Paulo, quarta-feira, 27 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Massacre mata 500 em igreja de Ruanda

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Jornalistas relataram ontem ter encontrado cerca de 500 corpos já inchados em uma igreja de Bakura, 80 km a nordeste de Kigali, capital de Ruanda. O massacre ocorreu há 19 dias.
"Eu cheguei ao ponto de querer que uma granada me atingisse, quando um carro veio em direção à igreja e alguém gritou: 'A Frente Patriótica de Ruanda está vindo'. Então, os interhamwe (extremistas hutus) fugiram antes de matar todos", disse a sobrevivente Marie-Jose Usaba.
Após três semanas de combates, um cessar-fogo declarado pelos rebeldes tutsis aparentemente se manteve ontem em Kigali.
Um porta-voz da FPR disse que os tutsis só vão respeitar a trégua se o Exército (dominado por hutus) parar com os massacres.
Estima-se que mais de 100 mil pessoas tenham morrido na guerra civil, retomada por causa da morte do presidente Juvenal Habyarimana em um atentado.
Ontem, Nelson Mandela e outros 18 líderes sul-africanos pediram aos chefes de Estado da África que tentem pôr fim ao conflito.

Texto Anterior: Atraso da retirada faz 300 mortos em Gorazde
Próximo Texto: "Casa dos Horrores" será colocada à venda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.