São Paulo, quinta-feira, 28 de abril de 1994
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Projeto de novo carro pode incriminar López

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O projeto de Amorebieta, com o qual José Ignacio López de Arriortuá queria revolucionar a indústria automobilística, não só é um grande sonho não-realizado do executivo espanhol, como poderia converter-se em uma armadilha para sua carreira.
Os planos da fábrica na qual iria ser construído um "automóvel totalmente novo" poderiam envolvê-lo em um possível processo por espionagem industrial.
Os planos para uma "Planta X" desenvolvidos por López quando era chefe de compras da General Motors (GM) dos EUA e os que elaborou mais tarde, a serviço da Volkswagem alemã, denominados "Planta B", possuem coincidências, segundo comunicado da fiscalização de Darmstadt.
Os fiscais apontaram três fatores que a seus olhos reforçam a suspeita de que López e alguns de seus colaboradores levaram documentos secretos da GM e de sua filial alemã Opel quando mudaram para a VW, em março de 1993.
Os fiscais encontraram também planos que provavelmente seriam de um novo carro da Opel, o chamado "O-Car", assim como diretrizes para estratégias de compra e planos de corte de gastos que poderiam ser da GM e Opel.
A fiscalização destacou em seu comunicado que "as investigações não foram conclusivas e que serão necessárias novas revisões".
A VW, que poderia ter que enfrentar a exigência de indenizações multimilionárias se o seu chefe de compra fosse declarado culpado, ficou satisfeita com o comunicado dos fiscais.
Já a Opel interpretou a declaração como confirmação de que grande quantidade de documentos confidenciais da empresa foi subtraída em favor de um competidor.

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