São Paulo, quinta-feira, 28 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Luiz Zerbini volta ao Rio para apresentar nova safra de pinturas

MARCELO MIGLIACCIO
DA SUCURSAL DO RIO

Luiz Zerbini volta ao Rio paraapresentar nova safra de pinturas
Sem expor individualmente no Rio desde 92, o artista plástico Luiz Zerbini, 35, volta hoje à galeria Thomas Cohn Arte Contemporânea, em Ipanema (zona sul).
São seis pinturas recentes onde a caracterização poética que o artista faz do universo urbano ganha ainda mais profundidade. A exposição fica até 18 de maio no Rio.
"Ulisses", "Natureza Morta Trançada", "Abricó de Macaco", "Manga", "Índia" e "Natureza Morta com Grades" foram pintados de dezembro para cá.
"Natureza Morta Trançada" mostra um novo recurso do artista que experimentou cortar a tela e conseguiu uma textura nova. "É uma evolução em relação à última exposição que fiz em São Paulo".
O binômio paisagens e natureza morta pode sintetizar a mostra. A inovação fica por conta do amadurecimento e do aperfeiçoamento do artista, que adiciona novas soluções técnicas à sua estética.
Além de "Índia", pintado em Salvador, a Bahia é referência para "Abricó de Macaco" e "Ulisses", que retratam a cidade.
Os quadros deverão estar na exposição programada para o Museu de Arte Moderna baiano em 95, quando Zerbini vai expor também objetos, desenhos e esculturas que não couberam na Thomas Cohn.
"Achei que o espaço não era legal para expor tudo e deixei só os quadros", diz o artista, que inicialmente pensou numa coletânea de trabalhos mais ampla.
A expectativa pela estréia de hoje, diz Zerbini, é especial como em todas as outras. "Fico meses isolado no ateliê e agora é o momento de mostrar o que fiz às pessoas e ouvi-las".
A data tem um marco diferente, pois é também dia do 35º aniversário do artista. Revelado na geração 80, ao lado de Senise, Leda Catunda e Leonilson, Zerbini realiza sua décima mostra individual.
Depois da galeria carioca, a exposição irá para o museu Yerba Buena, em San Francisco (costa oeste dos Estados Unidos), numa coletiva marcada para o segundo semestre.
No fim do ano, ele participa de feiras em Caracas e Chicago. São Paulo, sua terra natal, só verá seus trabalhos no ano que vem.
Exposição: Luiz Zerbini
Onde: Galeria Thomas Cohn Arte Contemporânea (r. Barão da Torre, 185, Ipanema, zona sul do Rio - Tel. 287-9993)
Quando: De hoje a 18 de maio, de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h e sábados, das 15h às 18h.

Texto Anterior: "Severino" anima chá de cucarachas
Próximo Texto: Naomi Campbell se irrita com jornalistas e não faz fotos no Rio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.