São Paulo, sábado, 30 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Petista investe em temas sociais

CARLOS EDUARDO ALVES E ELVIS CESAR BONASSA
DO ENVIADO ESPECIAL A BRASÍLIAE DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Lula já escolheu dois motes e um alvo em sua estratégia de campanha: prometer que ao fim de seu governo nenhuma criança estará fora da escola e acabar com a fome. O objetivo, no campo político, é obter o apoio de dissidências de outros partidos, principalmente o PSDB.
Na campanha, o candidato petista à Presidência será apresentado ao eleitorado como o "candidato que mais conhece o país". O mote das caravanas que cruzaram o país será utilizado como argumento.
A campanha de Lula será dirigida principalmente em cima do discurso em defesa dos "excluídos", o novo jargão do petista ao falar dos miseráveis.
Dentro dos problemas dos "excluídos", Lula optou por priorizar os programas de garantia de escola às crianças. O deputado Aloizio Mercadante (SP), o principal assessor econômico de Lula, é um dos defensores da idéia.
O combate à fome se insere na tentativa do PT de transformar a disputa eleitoral num cotejo de programas. Lula vai insistir que seu programa tem metas possíveis de serem alcançadas, enquanto seus adversários teriam um vago discurso pela "modernidade".
Rui Falcão, vice-presidente do PT, quer que Lula adote "um discurso ideológico, mas não doutrinário". Nessa visão, caberia ao candidato deixar claro ao eleitorado quem ganharia e quem perderia com sua chegada ao poder.
O PT também decidiu apostar na "nacionalização" da campanha. A decisão foi tomada depois de constatada a fragilidade das candidaturas do PT aos governos estaduais.
Durante a Copa do Mundo, aproveitando que o interesse do eleitorado dos grandes centros urbanos estará voltado para o futebol, Lula fará mais uma caravana.
O roteiro prevê uma viagem de barco pelo rio São Francisco, de Minas Gerais até a Bahia. Depois da Copa, o investimento será feito em incursões por São Paulo, Rio de Janeiro e Minas.

Texto Anterior: PT deve se abrir para a sociedade, diz Lula
Próximo Texto: Candidato promete viajar no governo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.