São Paulo, sábado, 30 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Irmãos foram mortos em 90

DA AGÊNCIA FOLHA

Os irmãos José, 28, e Paulo Canuto, 19, foram assassinados no dia 22 de abril de 90 em Xinguara (sul do Pará) por quatro homens.
O irmão Orlando, 29, foi ferido à bala. Segundo ele, os homens estavam armados com metralhadoras e usavam coletes da Polícia Federal.
"Eles se identificaram como agentes federais, invadiram nossa casa e nos sequestraram", disse. O crime ocorreu a 70 km de Rio Maria, onde eles moravam.
"Quando eles atiraram, estávamos algemados", afirmou. Orlando Canuto disse que, mesmo ferido, conseguiu fugir para um matagal.
Para Canuto, o crime teria ocorrido por questões fundiárias. O pai –João Canuto– foi assassinado em 85.
Ele era presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rio Maria. O inquérito policial que investiga a morte de João Canuto ainda não foi concluído.
Ubirajara, 26, que foi condenado anteontem a 50 anos de prisão, também é acusado de ter participado do assassinato dos outros líderes sindicais.
Brás Antônio de Oliveira e Rolan Rafael Ventura foram mortos no dia 4 de abril de 90, em Rio Maria, 18 dias antes do assassinato de José e Paulo Canuto.
Matos e Ubirajara foram presos. Matos fugiu do quartel da PM, em Belém, e continua foragido até hoje.
Os demais –João Machado dos Santos e um homem conhecido como "Branquinho"-também estão foragidos desde 90.

Texto Anterior: Condenação é comemorada
Próximo Texto: Afinação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.