São Paulo, domingo, 1 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bom aluno do 1º ano primário foi medíocre no curso do Senai

DA AGÊNCIA FOLHA E DA FOLHA ABCD

A julgar pelas notas lançadas nos arquivos da Escola Estadual Marcílio Dias, de Vicente de Carvalho, distrito do Guarujá (SP), Lula foi um aluno muito bom na primeira série do primário. Sua média final foi 9,6.
Lula sentou-se pela primeira vez num banco de escola em 1955, três anos depois de ter chegado a Santos (SP); tinha então 10 anos. Suas notas finais foram: 8,5 numa disciplina chamada linguagem; 10 em leitura; 10 em aritmética e 10 em conhecimentos gerais.
O problema é que Lula mudou-se para São Paulo em seguida e abandonou os estudos, só retomados aos 14 anos, num curso para formação de torneiros mecânicos, no Senai.
A reportagem da Folha rastreou a evolução de três pessoas que estudaram com Lula no primário e, ao contrário do hoje candidato do PT, deram sequência aos estudos.
Celso Sarabando é farmacêutico em Santos; Hugo Wanchinski é mergulhador na bacia de Campos (RJ); e Douglas Pirani tem uma avícola em Vicente de Carvalho.
No Senai, o histórico do candidato não repete o bom desempenho obtido no Guarujá. O curso de torneiro durou de janeiro de 1961 a junho de 1963. Sua média final no último semestre foi de 5,5.
O Núcleo de Memória do Senai guarda depoimentos gravados de Lula sobre sua passagem pela instituição. Há também declarações de Vicente Amato, professor de matemática de Lula à época.
"Eu até hoje não entendo como ele se tornou um líder, porque era um aluno comum, assim... médio", declarou Amato. O próprio Lula tenta apresentar razões para o desempenho medíocre.
"Eu queria cabular aulas para ir ao Cine Ipiratininga, que era perto. Na verdade, eu relaxei no Senai". O histórico de Lula no Senai também registra uma suspensão.
Apelidado de "Quem-quem", uma referência a um personagem fanho de Chico Anísio, Lula não gostou de ver o professor Amato chamando-o pelo apelido, diante de toda a classe.
"Eu não estava com as bolas boas naquele dia e falei: Quem-quem é a mãe". Foi suspenso por três dias.

Texto Anterior: Lula passa de incendiário a conciliador
Próximo Texto: Patrimônio é pequeno, mas cresceu desde a última eleição presidencial
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.