São Paulo, domingo, 1 de maio de 1994
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Anúncio campeão foi criado em 1 hora

NELSON BLECHER
DA REPORTAGEM LOCAL

O anúncio que conquistou a maior pontuação no primeiro Prêmio Folha de Criatividade Publicidade foi criado por uma dupla da agência DPZ.
Os autores da mensagem do preservativo Jontex, que concorreu com outros 39 na fase de seleção final, são o redator Heitor Feitosa Filho, 35, e o diretor de arte Fábio Boer, 43.
"Era de manhã e o Ghirotti (Paulo Ghirotti, responsável pelo departamento de criação da agência) disse que tinha um `bombom' para nós", conta Boer, 43.
O "bombom" era a chance de criar um anúncio de oportunidade, vinculado a uma data significativa, 1º de dezembro de 1993, Dia Mundial da Luta Contra a Aids.
Um acordo prévio firmado entre a Folha e a Johnson & Johnson previa que cada exemplar do jornal traria um preservativo colado no anúncio, inserido na capa do caderno "Folhateen".
Foram assim distribuídas 480 mil unidades do produto. Encabeçado por um título curto e provocante –"Destaque e Preencha"– o anúncio teve impacto e provocou controvérsia junto aos leitores.
Cerca de 50 cartas foram enviadas à Redação, a maioria de apoio à mensagem do "sexo seguro" e algumas contendo críticas, por supostamente induzir os jovens à prática sexual.
"Optamos por uma maneira bem-humorada e positiva ao abordar um tema de uma área delicada", diz Boer. O trabalho de criação consumiu aproximadamente uma hora. O anúncio foi aprovado no mesmo dia pelo cliente.
Para o publicitário Heitor Feitosa Filho, as inovações gráficas e tecnológicos, além da segmentação por cadernos, vêm incentivando novas formas de anúncios.
"Era mais comum ver amostras grátis de perfumes e outros produtos em revistas. A Folha vem sendo pioneira na incorporação de novidades", afirma Leão Serva, diretor-executivo de marketing.
Prova disso, afirma ele, é o anúncio que traz uma amostra do achocolatado Ovomaltine, premiado na categoria "projetos especiais".
"A modernização da imprensa possibilita a criação de anúncios específicos em função do caderno. Por exemplo: distribuir semente no caderno agrícola", diz o redator da DPZ.
Feitosa Filho iniciou sua carreira na Lage, Stabel e Magy, transferindo-se em seguida para a DPZ, agência que se destacou com publicidade para a mídia impressa.
Boer, detentor de um Leão de Ouro no Festival de Cannes (com um filme para o inseticida SBP), iniciou-se na profissão há 23 anos.
Trabalhou na Gang, Salles-Interamericana e na Leo Burnett, em Chicago (no nordeste dos EUA).

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